5 razões pelas quais as empresas devem apoiar o trabalho remoto após o Covid-19

homem e mulher numa entrevista de emprego

O receio de espalhar o coronavírus no local de trabalho tem forçado várias organizações a tomar medidas para garantir a segurança de todos os trabalhadores.

Uma das medidas mais eficazes é o trabalho remoto, a partir de casa. Embora possa não parecer, o trabalho remoto também oferece várias vantagens às empresas. Será que estamos perante uma oportunidade histórica de favorecer esta modalidade a partir de agora?

A Robert Walters, consultora líder de recrutamento especializado a nível global, deixa-lhe cinco aspetos do teletrabalho que podem beneficiar a sua organização:  

1. Menos stress, menos "burn out", mais produtividade

O novo coronavírus é um tema comentado constantemente no escritório. Os seus colaboradores têm medo de ficar infetados por colegas, nos transportes públicos a caminho do escritório ou no regresso a casa na hora de ponta, na hora de almoço, etc. Este stress pode ter um impacto muito negativo na motivação e produtividade das equipas.

72% dos profissionais culpam a sua falta de produtividade nas interrupções e ruído do próprio escritório, segundo uma pesquisa da Robert Walters. A possibilidade de trabalhar em casa é vista pelos profissionais como uma maneira eficiente de reforçar o desempenho no trabalho, uma vez que 68% consideram que poderiam ser mais produtivos se tivessem essa alternativa.

Ao permitir o trabalho remoto, as empresas não apenas reduzem a possibilidade de propagação do vírus pelas pessoas no escritório, como também ajudam à produtividade e à redução da probabilidade de burn out dos seus colaboradores.

2. Melhor imagem corporativa

Deixar as pessoas trabalhar a partir de casa é uma excelente maneira de as empresas demonstrarem que se preocupam com o bem estar dos seus colaboradores, e que confiam neles. A curto-prazo, o trabalho remoto vai ajudar as pessoas a ficarem mais tranquilas pela situação da propagação do Covid-19, e, a longo-prazo, terá um efeito positivo na satisfação laboral de todos. 

3. Aumento no desempenho com a flexibilidade

Ao oferecer a possibilidade de trabalho remoto e flexibilidade aos seus trabalhadores, as empresas geralmente asseguram um melhor work-life balance das suas equipas. Desde que respeitem algumas regras básicas, quem trabalha remotamente pode organizar o seu dia de trabalho da maneira que lhe for mais conveniente. Num ambiente de escritório, todos os empregados têm de se adaptar às mesmas condições. Ao trabalhar em casa, porém, têm mais controlo: podem escolher a hora do dia a que são mais produtivos (por exemplo mais cedo de manhã, ou ao fim do dia) para realmente se focarem. Isto permite-lhes ter um melhor desempenho que no horário de trabalho normal em que estariam no escritório. 

4. Benefícios das tecnologias disponíveis

Graças às tecnologias de hoje, trabalhar a partir de casa deixou de ser um obstáculo para realizar com sucesso a maioria das funções do trabalho. Muitas tarefas podem ser organizadas remotamente: com um portátil da empresa com acesso ao sistema remotamente, é possível trabalhar onde quer que seja, desde que exista uma ligação wi-fi. 

Deixar as pessoas trabalhar a partir de casa é uma excelente maneira de as empresas demonstrarem que se preocupam com o bem estar dos seus colaboradores, e que confiam neles

Além disso, as reuniões internas e externas podem acontecer através de videoconferência, os colegas de equipa podem ficar ao corrente da situação dos projetos conjuntos através de calendários partilhados online e listas de tarefas, Google docs, email, Whatsapp, Skype, entre outras ferramentas úteis que favorecem a comunicação. 

5. Possibilidade de alternar equipas em remoto e equipas no escritório

É importante notar que oferecer a possibilidade de trabalho remoto não implica uma obrigatoriedade de toda a equipa trabalhar em casa todos os dias, até porque muitas empresas de setores específicos não podem ter todas as pessoas a trabalhar remotamente ao mesmo tempo. Assim, algumas empresas preferem ter as suas equipas em rotação semanal ou a cada 3 dias, permitindo às pessoas irem ao escritório, enquanto promovem a saúde de todos os colaboradores ao favorecer o trabalho remoto.

Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

Conselhos de
contratação

»

Quer saber mais?
Fale connosco 

»

Envie-nos a sua oferta de emprego 

»

Salary Survey - reserve uma cópia gratuita 

»

Newsroom 

»