Como aproveitar as pausas na carreira

mulher com telemóvel

Os períodos de tempo sem emprego são, por vezes, considerados um ponto negativo num CV e muitos candidatos tentam ocultá-los. No entanto, estes “intervalos” não têm de ser necessariamente maus se os estiver a utilizar de forma produtiva.  

Tirar um tempo para estudar, viajar ou começar uma família pode levar a paragens na carreira, e consequentemente isso reflete-se no currículo, assim como a decisão de trabalhar numa área não correspondente à sua (algo bastante comum durante o período da crise financeira).

 

O que fazer nos intervalos de tempo em que está sem emprego? 

Uma boa opção passa sempre por completar as suas competências. Explique ao seu consultor de seleção, ou ao potencial empregador, que aproveitou o tempo para se formar numa área específica e na experiência que ganhou com essa mesma formação.  

Há cada vez mais candidatos que preferem aproveitar as paragens na carreira para obter mais qualificações 

"Formação extra e outras qualificações muitas vezes ajudam a definir um ótimo CV, o que é extremamente importante quando se procura garantir o próximo emprego", argumenta Cristiano Aron, Diretor da Robert Walters Portugal.

Como explicar estes períodos de tempo durante a entrevista?

Deixamos-lhe as cinco melhores dicas:

  • Explique-se sempre com honestidade e confiança
  • Dê um nome específico a cada intervalo na sua carreira
  • Fale detalhadamente do que fez em cada período
  • Destaque toda e qualquer formação ou desenvolvimento profissional realizado
  • Não se preocupe com os períodos de tempo sem trabalho no seu CV

As paragens na carreira foram, infelizmente, bastante comuns durante a crise. Muita gente viu o seu contrato não ser prorrogado ou renovado, pelo que períodos de desemprego nos currículos não são assim tão incomuns. Enquanto estiver de mente aberta para esta situação e a aceitar com naturalidade, estas paragens não irão prejudicar a sua procura pelo próximo desafio.

Torne-se especialista nas áreas do seu interesse (SME)

Durante a procura de emprego aproveite para melhorar as suas habilidades e competências. Considere frequentar alguns cursos técnicos para  que se possa especializar no seu setor.

Os estudos e qualificações adicionais nem sempre são caros ou exigem muito tempo, apenas necessita de fazer uma boa pesquisa  e descobrir quais opções disponíveis.

Fale com seu consultor de recrutamento para descobrir quais as qualificações mais  procuradas pelos empregadores atualmente. 

banner prédio verde - alertas emprego

Subscrever alertas de emprego 

Read more »

Ler mais conselhos de carreira 

banner 3 jovens com ipad - conselhos carreira
Read more »

Veja como se destacar da maioria numa entrevista 

banner 2 mulheres sentadas - artigo entrevistas
Read more »

Espreite as nossas ofertas de emprego 

banner ponte iluminada - ofertas de emprego
Read more »

Compare o
seu salário 

banner salary survey
Read more »

Últimas ofertas