Competências procuradas pelos empregadores em 2022

Com a retomada econômica esperada para 2022, as contratações devem aumentar nos próximos meses. Conheça as principais competências demandadas pelos empregadores no próximo ano.
‘’De uma perspectiva geral, podemos dizer que as soft skills mais demandadas são: Comunicação, trabalho em equipa e resiliência.’’ Comenta François-Pierre Puech, country manager da Robert Walters Portugal. Porém, existem outros conjuntos de soft skills que serão extremamente importantes em 2022.
Resiliência
A competência mais requisitada no momento. A pandemia global apresentou uma miríade de desafios complicados, então os empregadores estão a procurar por pessoas que possam dar o seu melhor para se adaptar a diferentes situações e lidar com contratempos com uma atitude calculada e calma. Embora a resiliência possa parecer uma qualidade intangível, ser capaz de identificar e falar sobre sua capacidade de se recuperar de situações e se adaptar é muito valioso ao entrar no mercado de trabalho.
Confiança usando tecnologia
A literária tecnológica sempre foi valorizada, mas com um número crescente de equipas no tele trabalho, nunca foi tão importante. “Para se manterem relevantes, empresas de todos os setores estão a procurar profissionais com experiência em tecnologia”, comenta François. “Familiaridade com ferramentas como teleconferência, plataformas de colaboração, compartilhamento de arquivos, tele aprendizado e a capacidade de organizar e realizar eventos virtuais agora são essenciais para muitos.”
Agilidade
Se aprendemos alguma coisa em 2020, foi que o mundo pode mudar da noite para o dia. Apenas as empresas adaptáveis e ágeis foram capazes de sobreviver, e isso é uma prova da agilidade de suas equipas. “Os gestores procuram funcionários que possam ser produtivos em um ambiente sem necessariamente ter um plano, roteiro ou processo escrito a seguir.” Explica François.
Sobre as hard skills, François destaca algumas opções de cada área:
Finanças & Contabilidade
- Recuperação de negócio: para melhorar os fluxos de caixa, e a exposição ao risco e fortalecer os seus processos internos assim como para minimizar a probabilidade de perdas.
- Ferramentas ERP e BI: para melhorar a eficiência dos processos baseados na Cloud. Experiência com SAP, PowerBI ou Navision será uma grande vantagem.
- Capital Structure: para reestruturar a dívida e diversificar fontes de financiamento.
Engenharia & Operações
- Competências técnicas
- Supply Chain Management
- Programas de Automação/Programação
- Idiomas
Tecnologia & Digital
- Software Development
- Segurança da Informação
- Cloud
‘’Além de todas as mencionadas acima, Inglês avançado, competências de comunicação e trabalho em equipe é esperado para todas as divisões.’’ Finaliza François.
Se quiser mais informações sobre as tendências de recrutamento e de salários para 2022, solicite já seu acesso à Pesquisa Salarial Robert Walters 2022.
Partilhar: