4 competências digitais de marketing generalista que as empresas procuram

mulher de óculos com tablet

Perante uma teia empresarial que cada vez mais aproveita os desenvolvimentos tecnológicos para chegar ao seu público-alvo, por meios diferentes e em constante evolução, os nossos consultores de Sales & Marketing deixam-lhe quatro competências digitais que todos os marketers generalistas devem dominar e demonstrar nos seus CVs:

1. CMS e sites

A maioria das empresas tem o seu próprio site, acessível através de um simples clique. Os marketers são responsáveis por manter estas páginas web atualizadas com novos conteúdos, e garantir que novos elementos são habilitados e ativados com frequência, já que o público de hoje não gosta de sites estáticos sem novidades.

Assim, é importante que um marketer generalista saiba o suficiente para conseguir navegar na parte interna do site e gerir o seu conteúdo, para além de ter skills editoriais e boas capacidade de comunicação. Escrever artigos relacionados com o tipo de negócio para atrair o público-alvo, ou manter a imagem do site apelativa são tarefas comuns.

Implementar uma estratégia de marketing multi-canal nunca foi mais importante. É muito difícil prever onde os consumidores vão ouvir falar do seu negócio ou marca.

2. Social media

O crescimento exponencial dos canais de social media tem feito com que seja mais rápido e fácil de se chegar aos mercados-alvo em tempo real. Os marketers devem poder demonstrar que estão ao corrente destas constantes mudanças das plataformas e redes sociais, e que se sentem confiantes a utilizar estas ferramentas para atingir públicos específicos com fins distintos.

Dependendo do tipo de negócio, o LinkedIn, o Facebook, o Twitter ou o Youtube podem ser mais ou menos importantes para estabelecer uma ligação directa com o público-alvo, e criar uma relação online através de social posts, que podem incluir imagem, vídeo ou texto.

Para as redes sociais serem mais eficazes, é aconselhável ter boas capacidades de organização e planeamento para criar um calendário de social media e comunicação tendo em conta as melhores horas e dias para fazer publicações, de forma a ter uma estratégia mais clara. 

3. Integração de canais online e offline

Implementar uma estratégia de marketing multi-canal nunca foi mais importante. É muito difícil prever onde os consumidores vão ouvir falar do seu negócio ou marca. Assim, os marketers devem demonstrar a sua capacidade de utilizar com desembaraço e agilidade uma combinação de ferramentas online e offline quando estão a criar campanhas, de forma a que estas possam chegar a um público mais abrangente em diferentes canais.

Por exemplo, se tiver um grande evento, é tão importante publicitá-lo no seu Facebook como enviar os convites por email, ou contratar um painel/outdoor num lugar estratégico a promovê-lo. 

4. Ferramentas e plataformas de marketing 

As novas tecnologias estão a alterar a forma como o marketing trabalha. Por isso, os profissionais desta área precisam de demonstrar que têm experiência a utilizar eficazmente uma combinação de ferramentas tecnológicas e plataformas. Isto é essencial para execução do trabalho de marketing em si, incluindo ferramentas de campanhas de marketing por email, redes sociais para partilha de informação, ou publicações dentro de uma página Web.

Além disso, um marketer generalista tem não só de saber utilizar estas ferramentas, como também interpretar os seus resultados e medir o impacto da sua presença online. Ferramentas de análise de marketing, como o Google Analytics, são muito úteis para isso mesmo, e conseguir utilizar bem este tipo de ferramentas, sabendo analisar e retirar insights dos seus resultados, permite criar e adaptar a estratégia específica de um negócio ou marca.

Procura um novo emprego em marketing ou vendas? Veja as nossas últimas ofertas aqui.

banner prisma roxo

Subscrever alertas de emprego 

Read more »

Mais conselhos de carreira 

Read more »

Marketing & Vendas 

banner telhado azul
Read more »

Compare o
seu salário 

banner ponte azul iluminada
Read more »

Fale com um dos nossos consultores especializados 

banner seta lâmpadas
Read more »