Perfis mais digitais e adaptáveis para contabilidade e finança

Os novos modelos de negócios, a melhoria ou eliminação de processos e a migração dos registros contábeis para a nuvem são as tendências que marcam as novas contratações em 2022.
A Pesquisa Salarial Robert Walters 2022 expõe quais serão as principais tendências de contratação e remuneração para o setor contábil e financeiro em 2022. Este relatório contém informações salariais, assessoria de contratação, análise do mercado de trabalho com base nas contratações feitas pelas equipas de busca e seleção do Grupo Robert Walters em nível global, bem como nas previsões de seu departamento de inovação e gabinete de especialistas.
Contém questões interessantes tanto para empresas quanto para profissionais, elencando ideias como: novas tecnologias, hábitos de trabalho, tendências de contratação e remuneração, conciliação entre trabalho e vida familiar, motivação no trabalho, ambiente de trabalho, orientação profissional, liderança e inovação no campo do talento e RH.
Tendências de emprego para o setor financeiro em Portugal
Em 2022 já estamos a ver que as empresas demandam perfis profissionais cada vez mais voltados para os negócios, com perfil mais digital e com foco na gestão. Daí as três principais tendências de contratação no setor contábil e financeiro:
- Finance Director
- Accounting Manager
- Finance Controller
Conjunto de conhecimentos e habilidades mais procurados
A tendência das empresas para a digitalização continua. Por isso, perfis profissionais com habilidades digitais e maior capacidade de adaptação às mudanças serão os mais procurados entre as empresas contábeis e financeiras.
Conselhos para gerentes de RH
“Recomendo às empresas que, tendo em conta a procura dos trabalhadores, sejam capazes de atrair e reter profissionais, mantendo um equilíbrio interessante entre salário, flexibilidade de entrada e saída e teletrabalho. Uma vez que estes são os fatores que são exigidos há algum tempo ou que foram urgentemente promovidos desde o início da crise do Covid-19.’’ Comenta Susana Costa, Gerente da Divisão de Finanças, RH e Legal da Robert Walters.
Conselhos para candidatos
De acordo com a já mencionada pesquisa da Robert Walters, o nível de demanda por talentos no setor contábil e financeiro é médio, ou seja, as empresas têm bastante facilidade para contratar o talento de que precisam, em um mercado dividido entre 36% masculino e 64% feminino.
Apesar de 54% dos candidatos entrevistados se sentirem confiantes sobre as oportunidades em seu setor, Susana dá seu conselho aos profissionais que procuram uma nova oportunidade profissional em 2022, comentando o seguinte:
“Recomendo aos trabalhadores que invistam recursos e tempo no aprendizado de novas ferramentas de gestão na nuvem, Power BI ou muitas outras que são cada vez mais requisitadas pelos profissionais financeiros, para estarem mais ligados ao negócio ou contribuir para um ecossistema empresarial mais amplo e tecnológico."
Para ter acesso a mais insights do mundo de finanças, solicite o seu acesso à pesquisal salarial aqui.
Partilhar: