Conheça os perfis tecnológicos mais procurados em 2022

homem loiro com smart phone

Trabalhadores remotos, especialistas em dados e segurança da informação, bem como desenvolvedores e líderes em inovação e tecnologia são os perfis que a maioria dos recrutadores procura este ano.

A pandemia mudou o paradigma das competências mais procuradas pelas empresas nos perfis dos profissionais do setor de tecnologia.

Os resultados da Pesquisa Salarial Robert Walters 2022 identificaram que as posições mais procuradas são Desenvolvedores, profissionais disponíveis para trabalhar remotamente, Dados, Gerente de Tecnologia, CTOs e perfis focados em Cibersegurança.

Fabienne Viegas, Manager da divisão de TI & Digital da Robert Walters Portugal, afirmou que o que as empresas estão a procurar atualmente são as pessoas que se adaptam rapidamente à mudança.

Profissionais que se movem suavemente em ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos e que são resilientes, estão em alta demanda quando falamos sobre soft skills.

"Antigamente, os mais requisitados eram pessoas que tivessem conhecimento técnico da tecnologia utilizada pela empresa, mas hoje a realidade é um pouco diferente", disse Fabienne.

Hoje procuramos colaboradores que se adaptem facilmente às mudanças, que apliquem metodologias ágeis e que possam se mover com a sua equipa, especialmente em um modo completamente remoto.

Colaboradores com senioridade e liderança também estão em alta demanda

“Pode ter uma posição de desenvolvedor sem ter uma equipa, mas a sua liderança ou senioridade é mostrada ao ajudar os seus colegas, ao ver como eles estão, como estão no dia-a-dia, como pode ajudar a melhorar a organização e seu time como um todo.

É uma das habilidades essenciais na hora de contratar perfis de forma 100% remota. E por último, há muitas empresas estrangeiras que contratam talentos tecnológicos em Portugal, por isso o Inglês também é fundamental’’ acrescenta ela.

Recomendações para Recrutamento de TI

Antes de pensar em como atrair ou reter talentos de tecnologia, tenha o cuidado de perceber que tipo de organização é a sua:

  • Como está a marca do seu empregador tanto interna quanto externamente?
  • Quantos candidatos do setor de tecnologia se candidatam às suas ofertas?
  • Como estão os profissionais de tecnologia na sua empresa?

Também é importante esclarecer se a sua empresa está na vanguarda da tecnologia ou está usando uma tecnologia um pouco mais antiga, mas vai migrar para a nova para entender qual é o melhor perfil para sua organização.

»

Webinars
Robert Walters 

»
»
»
»