pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Evolução do papel do CFO

A figura do CFO evoluiu nos últimos anos de um gestor de recursos financeiros responsável pela administração e contabilidade da empresa, para um impulsionador de negócios no qual os membros da administração confiam para a tomada de decisões.

Susana Costa, Head of Finance da Robert Walters Lisboa, partilha a sua análise do perfil atual de um CFO e como será o CFO do futuro.

A transformação do perfil do CFO (Chief Financial Officer) está intimamente ligada às mudanças no ambiente de negócios. Em um mundo cada vez mais complexo e globalizado, as empresas precisam de líderes financeiros que não sejam apenas conhecedores de números, mas também entendam o panorama geral do negócio e sejam capazes de tomar decisões estratégicas.

Competências e conhecimentos tecnológicos para se manter à frente da curva

A liderança digital é particularmente importante para os CFOs que devem acompanhar suas empresas nos planos de transformação digital. Por isso, devem focar-se em ser mais inovadores e atualizados com as mais recentes tecnologias e tendências, de forma a poderem monitorizar de forma exaustiva e constante as métricas financeiras, facilitando assim a tomada de decisão.

Visualizadores de dados, dashboards e relatórios gerenciais tornam-se ferramentas necessárias para identificar oportunidades de melhoria e crescimento, bem como para antecipar qualquer cenário de instabilidade.

"O CFO de hoje deve ter a capacidade de fornecer soluções atuais e futuras que enriqueçam as estratégias de negócios, antecipando as necessidades da empresa e as mudanças socioeconômicas que podem afetar a sua atividade", diz Susana.

A figura do CFO diante do desafio ESG

"Por um lado, o CFO deve ser um parceiro estratégico e de negócios, por isso deve ser capaz de transformar dados financeiros em informações úteis para todos os níveis de uma empresa. O CFO tem agora um papel transversal, com objetivos alinhados com as diferentes áreas de negócio, e com a capacidade de influenciar as decisões globais da empresa", acrescenta Susana.

As empresas precisam entender a importância da gestão financeira assumir funções não tradicionais, como a implementação de ESG e compliance

Uma das áreas em que o CFO assumiu novas funções é a implementação de critérios ESG (Environmental, Social and Governance). Com a crescente consciência da importância da sustentabilidade e da responsabilidade corporativa, as empresas estão a adotar políticas e práticas que levam em conta não apenas os aspetos financeiros, mas também os impactos ambientais e sociais das suas operações.

Nesse sentido, o CFO desempenha um papel fundamental para garantir que a empresa cumpra os padrões éticos e legais e para integrar as estratégias ESG na tomada de decisões financeiras.

A título de conclusão, Susana declara: "Do ponto de vista do talento, esta evolução de funções é um desafio, uma vez que vivemos um tempo em que as empresas exigiam estes perfis, mas o mercado estava habituado ao perfil anterior, e precisou de um período de adaptação. Hoje em dia, as empresas que não promovem esta figura e a transformam num player empresarial, para além de um gestor, têm dificuldade em continuar o seu crescimento e ser competitivas".

CFO Club Robert Walters

A Robert Walters criou em 2022 o CFO Club, um espaço onde integram os principais líderes financeiros para compartilhar ideias, estratégias e insights de mercado para gerar um espaço de networking e construir um grupo exclusivo de líderes empresariais. Quer fazer parte do clube? Descubra como.

 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.