Se tem formação em finanças ou já trabalha na área de contabilidade, a sua meta final será certamente tornar-se num CFO.
Mas o que faz um CFO e quais são competências e experiências necessárias para esta função?
Os CFOs supervisionam todas as operações de finanças de uma organização, incluindo contabilidade, relatórios financeiros, business control e tesouraria. Gerem todos os aspectos financeiros e as tomadas de decisão da empresa.
Estes profissionais dirigem as metas financeiras, os objetivos e os orçamentos da organização. Quem trabalha como CFO tem a função de gerir os fundos de investimento da companhia e avaliar os riscos associados aos mesmos. Supervisionam também as atividades de gestão de caixa, executam levantamentos de capital para apoiar as estratégias de expansão da empresa e lidam com fusões ou aquisições. A maioria dos CFOs também é responsável pela gestão dos investimentos corporativos e, muitas vezes, fazem parte do Conselho de Administração.
Quem trabalha como CFO numa empresa de menor dimensão, provavelmente gere as atividades de contabilidade, enquanto executivos de companhias maiores têm geralmente uma visão mais global da gestão e da maioria dos dados dos vários departamentos de dentro da empresa.
Como em qualquer cargo diretivo, são necessários vários anos de experiência em gestão num nível sénior, e claro, uma licenciatura em contabilidade, finanças, economia, administração ou algum curso relacionado. Muitos CFOs começam as suas carreiras como profissionais de finanças, auditores externos (Big 4), contabilistas ou gestores em divisões mais pequenas.
O tempo de experiência necessário para chegar a este cargo vai depender do tamanho da empresa em que se encontra a e da extensão de funções envolvidas. Muitos CFOs têm um MBA, mestrado ou pós graduação.
Se planeia ser um CFO de sucesso, ira precisar de demonstrar mais do que excelentes capacidades em finanças. Precisa de saber tomar decisões inteligentes e estratégicas em nome da empresa e deverá ser capaz de olhar holisticamente para a empresa, entendendo as suas necessidades.
Importante: um CFO deverá, também, ser capaz de traduzir os dados financeiros em informações facilmente utilizáveis para os profissionais de todos os níveis da empresa. Capacidades como liderança, bom relacionamento e comunicação são importantes para este cargo.
Estar preparado para as mudanças climáticas, transformação digital, risco geopolítico, ameaças à cadeia de suprimentos global e questões relacionadas ao cibercrime, proteção de dados e privacidade é uma prioridade para muitas empresas atualmente. Relacionada com este contexto, Fabienne Viegas, Sénio
Ler maisNos últimos dois anos, o mundo viveu uma das maiores crises económicas alguma vez vistas: os ataques ao mercado, o encerramento de empresas, a perda de postos de trabalho e, posteriormente, as elevadas taxas de desemprego, uma vez que os isolamentos nas cidades resultaram numa atividade económica vo
Ler maisQuer tenha vários anos de experiência, quer esteja agora a começar, as entrevistas podem ser sempre situações intimidantes. Se está em busca do seu próximo emprego na área financeira, as dicas dos nossos especialistas podem ajudá-lo a ser bem-sucedido. Embora haja atualmente alguma incerteza no seto
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.