Setores em que encontrará trabalho em 2019

mulher sorridente a cumprimentar homem em sala de reuniões

As empresas estão novamente a recrutar em Portugal, com oportunidades em abundância. Turismo, serviços e setor imobiliário em grande crescimento. Tecnologias da informação é o setor mais sexy e com maior procura de candidatos, sendo também aquele com mais falta de profissionais disponíveis para preencher as vagas existentes. Garantir máxima liquidez dos salários é essencial, embora escassez de talento especializado seja um problema este ano.

O novo Salary Survey 2019 da Robert Walters já está disponível, apresentando as últimas tendências de remuneração e de contratação em Portugal e no resto da Europa.

2018 com crescimento generalizado, aumento da confiança do consumidor, e o setor tecnológico a liderar o mercado de recrutamento

Marco Laveda, Managing Director de Portugal, comenta: “A economia portuguesa viveu outro ano positivo, com um crescimento constante de 2% após alguns anos turbulentos. A taxa de desemprego tem vindo a diminuir, de 18% em 2016, 7,9% em 2017, para cerca de 6% em 2018 - a menor taxa de desemprego desde o segundo trimestre de 2004. Uma coisa ficou clara em 2018 - as empresas estão a recrutar novamente. O investimento em negócios cresceu e, paralelamente, assistimos a um aumento do número de empresas internacionais a abrir escritórios em Portugal. Com isso, surgiu uma abundância de oportunidades em todos os setores.”

Referindo-se ao crescimento por setor em 2018, Laveda acrescenta: “O setor das tecnologias de informação liderou o caminho em 2018, com developers a apresentar uma grande procura. Como com os anos anteriores, os responsáveis de contratação tiveram de lidar com uma enorme escassez de candidatos e de competências específicas nesta área. Como resultado, o setor foi também impulsionado por trabalhos temporários e freelancers para quem não faltaram projetos e, como resultado, conseguiram aumentos salariais. Por outro lado, a crescente confiança das empresas teve um impacto positivo no setor imobiliário. Vimos várias companhias investirem em si mesmas através da compra de edifícios, programas de renovação imobiliária, bem como compra de terrenos e construção de novos empreendimentos. Além disso, com o aumento da confiança do consumidor e crescimento no turismo, o setor dos serviços também regressou ao recrutamento em níveis elevados - particularmente nas grandes áreas metropolitanas.”

O investimento em negócios cresceu e, paralelamente, assistimos a um aumento do número de empresas internacionais a abrir escritórios em Portugal. Com isso, surgiu uma abundância de oportunidades em todos os setores

Relativamente aos salários, e embora no setor de IT tenham aumentado anualmente, “o mesmo não aconteceu de forma tão clara para outros setores em 2018. De facto, é cada vez mais comum haver um foco na progressão de carreira para além dos aumentos salariais em cargos de gestão”, explica Laveda.

Escassez de talento especializado em 2019 será uma realidade, principalmente em IT

Para 2019, espera-se que um forte fluxo de projetos de investimento co-financiados pela UE para os próximos quatro anos proporcione um impulso ao investimento e à confiança das empresas, “o que significa que podemos esperar outro ano positivo para o mercado de recrutamento”, comenta. Por outro lado, “Portugal continuará a lutar para atrair candidatos europeus, com base em salários menos competitivos que outros países do continente. Em vez disso, com a ajuda de um processo de visto mais flexível, poderemos assistir a uma migração de candidatos de regiões próximas em África.”

Relativamente às expectativas para 2019 por setor, Laveda refere que os “fabricantes serão muito procurados no setor de engenharia” e que, para IT, “desenvolvimento e pesquisa vão continuar a ser um foco de contratação. Em 2019, a lacuna de habilidades em IT e digital será particularmente aparente - uma questão que levará pelo menos dois anos a equilibrar-se”. Assim, aconselha: “as empresas devem concentrar-se em melhorar as suas equipas existentes numa tentativa de neutralizar este problema.”

Em 2019, a lacuna de habilidades em IT e digital será particularmente aparente - uma questão que levará pelo menos dois anos a equilibrar-se

Ainda assim, as perspectivas são otimistas: “ainda que haja uma escassez aguda de profissionais nestas áreas especializadas, prevê-se que haverá um conjunto de candidatos saudáveis para vários cargos mais generalistas. Como tal, provavelmente veremos alguns candidatos de alto desempenho a entrar em setores ou funções em que há escassez de talento como forma de oxigenar as suas carreiras”.

O conselho para os responsáveis de contratação em 2019? “Não se concentrem tanto na inflação salarial como única ferramenta para atrair o melhor talento. Projetos empolgantes, progressão, uma boa conciliação entre trabalho e vida pessoal e um custo de vida relativamente barato serão alguns dos benefícios que podem ser demonstrados para atrair candidatos em Portugal”, refere Marco Laveda.

Garantir a máxima liquidez dos salários é fator decisivo para atrair e reter o melhor talento

No que diz respeito às expectativas dos candidatos, José Rosenbusch, Manager da divisão de Sales & Marketing, comenta: “em Portugal, onde os impostos são elevados, os salários são um fator decisivo para os candidatos que querem mudar de emprego e, portanto, as empresas, para serem competitivas e conseguirem atrair e reter o melhor talento, devem poder garantir a máxima liquidez dos salários que oferecem, incorporando outros benefícios dentro do pacote, como carro da empresa ou um bom seguro de saúde.”

Deseja mais informações? O nosso novo Salary Survey 2019 já está disponível – solicite a sua cópia gratuita aqui.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

Notícias 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »