56% dos profissionais de finanças estão confiantes relativamente a novas oportunidades de emprego em 2021

Lançamento do Salary Survey Global 2021 - Últimas tendências de emprego e de contratação – Spotlight FINANÇAS

A Robert Walters, consultora de recrutamento especializado para postos intermédios e diretivos a nível global, acaba de lançar uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021. A plataforma inclui informação salarial para centenas de funções em 31 países, vídeos dos nossos especialistas sobre as principais tendências de emprego para cada área de especialização e de mercado, e infográficos sobre as expectativas das organizações e profissionais para 2021 baseados em dois estudos realizados pela Robert Walters a nível global em Dezembro de 2020.* 

Especificamente, apresentamos abaixo os principais insights relativamente às áreas de Contabilidade e Finanças em Portugal: 

Expectativas das empresas e profissionais de finanças para 2021 

71% dos profissionais de finanças procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021, e praticamente 6 em cada 10 estão confiantes relativamente a oportunidades de emprego no seu setor. Por outro lado, 36% esperam um aumento salarial em 2021. 

Segundo a nossa pesquisa, 53% dos profissionais que trabalham no setor financeiro são mulheres, e existe uma necessidade de talento moderada no mercado. A média de permanência num posto de trabalho para estes profissionais é de 1 ano e meio.

Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de finanças destacaram na sua maioria uma excelente remuneração e benefícios, planos de carreira claros e definidos, e uma cultura e colegas de trabalho que inspirem. Quanto aos estilos de trabalho preferidos por estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de horário flexível, mais colaboração entre departamentos diferentes e aproximadamente 50% de trabalho remoto.

Salários

De um modo geral, espera-se uma estagnação dos salários de Finanças em 2021. No entanto, os profissionais com impacto direto ou papel relevante na melhoria da sustentabilidade do negócio podem esperar um crescimento de 5 a 10%, dependendo se permanecem na empresa atual ou se mudam de emprego.

Outra exceção que vale a pena mencionar são os profissionais de Reestruturação e Credit Control, que verão aumentar a parte variável do seu salário: dependendo dos resultados da sua meta de recuperação de crédito, a variável pode chegar a 20% do seu salário fixo, quando, nos últimos anos, essa variável dificilmente chegava a 10%.

Impacto da Covid-19 na área de finanças

A pandemia Covid-19 teve um forte impacto nas contratações do mercado financeiro. As empresas tiveram de reagir rapidamente para garantir a continuidade do negócio e minimizar o impacto económico a curto e médio-prazo nas suas organizações. Esta adaptação às novas circunstâncias levou a um cenário duplamente antagónico: por um lado, uma menor procura de perfis generalistas e, por outro, uma procura forte e crescente de perfis especializados.

Foram os profissionais financeiros especializados que ajudaram as empresas a concentrar-se na recuperação de defaults, a proteger e melhorar o seu cash flow, e apoiaram a reestruturação, controlo de custos e M&A.

Top tendências de contratação para finanças em 2021

  • Top 3 profissionais mais procurados: Controllers financeiros, auditores internos e diretores financeiros
  • As principais tendências de contratação para finanças em 2021 estão relacionadas com os setores industriais:
  • Nas Energias Renováveis, a transição energética e o Pacto Ecológico Europeu, juntamente com o sólido investimento económico da UE, irão acelerar as necessidades de talento relacionados com finanças. CFOs, responsáveis de contabilidade e Project Finance estarão entre os profissionais mais procurados;
  • Nas indústrias de FMCG e Manufatura, a necessidade de uma maior competitividade resultará numa forte procura de controllers industriais, credit & cost controllers, e auditores internos e externos;
  • No setor das Tecnologias, perante a nova realidade de trabalho e o “novo normal”, os perfis que possam apoiar os processos financeiros das organizações terão uma posição ainda mais dominante no mercado de contratação.

Habilidades imprescindíveis em 2021 para perfis financeiros

Podemos resumir em 3 categorias principais os conjunto de habilidades técnicas mais procurados para profissionais de finanças em 2021:

  1. Recuperação de defaults: para melhorar o cash flow das empresas e a sua exposição ao risco, e para fortalecer os seus processos internos de forma a minimizar o risco de default durante esta etapa de recuperação;
  2. ERPs: muitas empresas estão a aproveitar a situação atual para implementar novos ERPs com o objetivo de melhorar a eficiência dos seus processos e as suas ferramentas de relatórios internos. Experiência com SAP ou Navision é altamente valorizada.
  3. Reestruturação financeira: para reestruturar a sua dívida e diversificar novas fontes de financiamento.

Os profissionais com impacto direto ou papel relevante na melhoria da sustentabilidade do negócio podem esperar um crescimento de 5 a 10%

Por outro lado, os melhores perfis de finanças não só contarão com excelentes habilidades técnicas e de línguas estrangeiras (inglês e outras línguas europeias, como francês, espanhol e alemão), como também demonstram um conjunto equilibrado de soft skills, incluindo:

  • Boas capacidades de comunicação para garantir um fluxo de comunicação claro com as partes interessadas a nível interno e externo, tais como entidades financeiras, fundos de investimento ou acionistas;
  • Excelentes capacidades de adaptação: proactividade, resiliência e agilidade para se adaptar a ambientes incertos e complexos.

Como atrair e manter o melhor talento financeiro em 2021?

François-Pierre Puech, Country Manager da Robert Walters Portugal, comenta: 

“Para reter e atrair os melhores perfis financeiros, as empresas devem focar-se nos benefícios que oferecem aos seus colaboradores, uma vez que salário e bónus não são os únicos elementos valorizados. Desde benefícios tradicionais, como carro da empresa, subsídio de alimentação, seguro de vida, plano de pensões, a políticas para melhorar o work/life balance, incluindo modelos de trabalho flexíveis, iniciativas de bem-estar ou subsídios para a educação dos filhos, os profissionais de finanças procuram a melhor cultura e benefícios corporativos quando consideram um novo emprego.”

“Além disso, a Covid-19 demonstrou que as empresas precisam de criar estratégias de formação e qualificação para os seus colaboradores atuais e futuros, a fim de estarem preparadas para quaisquer desafios. Isso significa que a contratação por potencial, em vez de pelo conjunto de habilidades atuais do candidato, se vai tornar muito mais importante, especialmente em finanças. A contratação por potencial é uma estratégia de longo-prazo e uma forma de procurar candidatos que possam crescer e desenvolver-se em funções mais complexas e desafiantes à medida que o negócio evolui.”

Sobre o Salary Survey 2021

Ao longo de mais de 20 anos, empresas e profissionais têm confiado no Salary Survey da Robert Walters para os apoiar a tomar decisões importantes sobre os seus negócios e carreiras. Este ano, oferecemos-lhe ainda mais insights com a nova plataforma 100% digital do Salary Survey, dando-lhe acesso facilitado a todas as tendências salariais e de mercado que precisa de saber, onde quer que esteja. Para além de um guia compreensivo e dinâmico sobre salários para centenas de funções em 31 países, o nosso novo Salary Survey digital está repleto de ferramentas e recursos úteis tanto para responsáveis de contratação como profissionais em busca de uma nova oportunidade, incluindo as últimas tendências e análises para o seu setor e função, uma nova calculadora salarial com resultados personalizados, e vídeos dos nossos especialistas sobre o mercado de trabalho em diferentes setores. 

*Sobre o estudo da Robert Walters para a pesquisa salarial global

A Robert Walters realizou em Dezembro de 2020 dois questionários globais a mais de 3,000 responsáveis de seleção e 15,000 profissionais de diversas áreas (banca, seguros, contabilidade, finanças, RH, tax, legal, IT, digital, marketing, vendas, engenharia, energia, indústria, supply chain, pharma, healthcare, biotech, real estate e infraestruturas, entre outros) em 31 países, com 100 respostas de empresas e 300 de profissionais em Portugal. Destes, a maioria reside em Lisboa, pertencendo principalmente a níveis de senioridade entre associado, mid-senior a diretivo. 64% são homens e 36% são mulheres, tendo na sua maioria entre 25 e 54 anos. 70% destes profissionais conta com um contrato sem termo, 10% têm contratos a termo e 6% trabalham como freelancers. 14% dos inquiridos encontravam-se desempregados no momento do inquérito.

Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

Salary Survey Global

banner túnel iluminado às cores - salary survey
»
»
banner seta azul neon - contacto

Divisão de Accounting & Finance 

»

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
»

Conselhos de contratação 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
»

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
»