pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Profissões com alta exigência em 2022

Com a retomada do mercado na pós pandemia, vemos o mercado de contratações a ressurgir a todo vapor e iniciando uma guerra de talentos e deve seguir assim pelos próximos 12 a 24 meses.

Portugal iniciou 2021 a reforçar as restrições devido ao aumento de casos da Covid-19, abrandando a recuperação da economia no 1º trimestre. No entanto, desde março de 2021 e apesar das novas restrições, os principais indicadores têm sido positivos – a melhoria da taxa de crescimento do PIB em 4,8% vs 3,9%, conteve a taxa de desemprego em 7,3%, 10º país europeu mais atrativo para o investimento direto estrangeiro.

O plano de Recuperação e Resiliência está a apoiar o crescimento em várias indústrias como as Energias Renováveis, Infraestruturas Públicas, Imobiliário e Tecnologia. Dito isso, as três principais tendências de recrutamento para 2022 serão:

  • Fintechs, Startups, Data Centers, Tech Competency Centers estão a crescer na região
  • Muitas empresas internacionais estão a reforçar a sua capacidade de produção, deslocando parte da sua atividade de outras regiões europeias para os Centros de Serviços Partilhados e centros de excelência que foram criados de forma acelerada durante o Covid-19 em Finanças, RH, Marketing, Cadeia de Abastecimento & Logística e Procurement
  • A Energia Renovável é neste momento a indústria mais rápida em Portugal com investimentos multimilionários e leilões de sucesso. Os projetos de hidrogénio também estão a começar a desenvolver-se.
     

A guerra de talentos, deve continuar em 2022. François-Pierre Puech Country Manager da Robert Walters em Portugal aconselha gerentes e diretores de negócios:

‘’O mercado de contratação está a evoluir rapidamente e alguns já falam de uma guerra por talento. Os profissionais têm vantagem e procuram um projeto desafiante, sustentável e apelativo. Um processo de recrutamento bem-sucedido tem de ser baseado em projetos e ter passos construtivos e legitimais, oferecendo insights sobre a empresa, a sua estratégia e o impacto do seu futuro papel.  O pacote salarial, incluindo benefícios e salários ‘emocionais’, são fundamentais e o gerente de contratações deve estar atento às expectativas de seus candidatos para construir uma oferta bem-sucedida.’’

A retenção é também um desafio em 2022, uma vez que os profissionais continuam à procura de um emprego significativo e empresas que sejam capazes de ouvir os seus colaboradores, de aprender também com eles, e de inovar em termos de regalias como flexibilidade e conciliação.

Salários

A estabilidade foi a principal tendência em 2021 em muitas empresas e a Compensação & Benefícios foi bastante rigoroso para novas contratações. Em 2022, os profissionais que movimentam projetos deverão beneficiar de um aumento médio de 8 a 12% no seu salário fixo, mantendo benefícios semelhantes, como seguro de saúde, seguro de vida, carro da empresa e despesas de viagem. Algumas empresas geralmente adiam alguns dos seus principais benefícios - como plano de pensões ou benefícios flexíveis - após um período de qualificação de 12 meses. O salário variável também está a ter uma importância mais forte dentro do pacote global, uma vez que as empresas procuram recompensar as realizações pessoais e de desempenho da equipa.

Trabalho híbrido

40% dos profissionais dizem que os arranjos de trabalho híbrido do seu local de trabalho 'poderiam melhorar'.

Enquanto mais e mais empresas estão adotando ou em processo de implementação de um modelo de trabalho híbrido, 40 por cento dos entrevistados globalmente disseram que o modelo precisa ser melhorado e 42 por cento disseram que se demitirão se o teletrabalho for removido completamente.

Entrevistamos 2.000 profissionais para identificar os sintomas de disfunção no trabalho híbrido, 55% dos trabalhadores sentem que o atual modelo híbrido não vai longe o suficiente para ajudar a trazer o equilíbrio necessário de volta para sua vida doméstica e profissional.

Na verdade, os profissionais afirmam que o modelo de trabalho construído às pressas tem permitido jornadas de trabalho mais intensas, em que é necessário participar de reuniões presenciais e virtuais.

De acordo com o relatório, o novo modelo de trabalho híbrido pouco pesquisado e testado resultou em trabalhadores sentindo-se sobrecarregados (54%) e exaustos (39%).

A maioria dos profissionais (85%) agora espera mais flexibilidade para trabalhar em casa como uma oferta padrão dos empregadores após a pandemia, enquanto 78% disseram que não aceitarão um novo emprego até que isso seja acordado com o possível empregador.

Retornar ao local de trabalho é muito importante para os jovens, com 75% dos jovens de 18 a 26 anos afirmando que seu local de trabalho é sua principal fonte de significado e conexão social, disse o relatório.

“Embora a mudança para o trabalho remoto tenha sido quase instantânea, precisamos reconhecer que foi por necessidade.” Afirma François.

“O retorno ao trabalho deve ser gradual, tanto os empregadores quanto os funcionários devem usar este ano para testar uma variedade de estilos de trabalho, desde o trabalho híbrido até a possível remoção do 9-5 em favor das horas baseadas na carga de cada projeto”, finaliza ele.

Para saber mais informações sobre salários e tendências de contratação em 6 continentes, solicite o seu acesso aqui.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

10 práticas essenciais para prevenir o burnout

Burnout, síndrome que tem aumentado com as consequências económicas, sociais e profissionais. 82% dos profissionais já sofreram de burnout alguma vez na sua vida laboral Embora o conceito não seja novo, foi em 2020 que a OMS identificou o burnout como uma doença mental legítima e diagnosticável. Os

Ler mais

5 maneiras de atrair o melhor talento para a sua empresa

Desde oferecer oportunidades de voluntariado a programas de formação feitos à medida, há várias formas de atrair os melhores candidatos que vão além do salário. Embora o salário seja um aspeto fundamental para se aceitar uma proposta de emprego, para muitos candidatos não é o único fator a considera

Ler mais

Para líderes: Identifique pontos fortes e oportunidades de gestão

Quando se trata de estilos de liderança, não existem regras rígidas e rápidas sobre a abordagem a ser seguida. No entanto, existem certas habilidades e atributos importantes que são úteis para liderar equipas produtivas, envolvidas e felizes. Enumeramos 9 dias para ajudar-lhe a ser um líder inspirad

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.