Pesquisa Salarial Europeia 2018

prédio azul de vidro em perspectiva

No ano passado, a maioria dos mercados europeus experimentou pelo menos um crescimento modesto, o que impulsionou a contratação e levou à escassez de candidatos em determinados setores à medida que a economia e o mercado de trabalho do continente começaram a crescer novamente após dez anos de estagnação.

Descubra de seguida as três principais tendências de remuneração e contratação em Portugal em 2018.

 

Tendências de remuneração e contratação em Portugal 

Em 2018, a evolução positiva da economia a que assistimos em 2017 tem-se mantido, com a confiança dos empregadores a continuar em força. Como resultado, as atividades de recrutamento estão a ser elevadas.

1- Portugal, um novo IT hub na Europa em crescimento

Devido ao aumento do número de posições abertas, as empresas estão a ter alguma falta de candidatos, em particular em áreas como IT, onde os especialistas são cada vez mais procurados. Espera-se que a posição de Portugal enquanto hub tecnológico na Europa continue a crescer e prosperar, limitando ainda mais o talento disponível. Empresas de software e tecnológicas são a principal fonte desta elevada procura num mercado muito recetivo, embora empresas de todos os setores procurem especialistas de IT para ajudarem a desenvolver o seu negócio.

Para além de developers e engenheiros de software, especialistas em cybersecurity são bastante procurados pelas suas competências, tendo em conta as recentes falhas de segurança digital de alto nível, como o ataque WannaCry. 

Por outro lado, os setores industrial e tech estão a potenciar a procura por profissionais sénior de finanças, em particular diretores e controllers financeiros.

2- Engenharia tem falta de especialistas com boas capacidades de comunicação 

Em 2018, a necessidade do mercado por profissionais de engenharia continua, nomeadamente para especialistas em logística e procurement, bem como para candidatos com experiência em produção. Espera-se ainda que surjam novos postos na indústria pesada, automóvel, transportes e setores de distribuição, bem como FMCG. 

Profissionais mid-senior level são os mais procurados, principalmente se puderem demonstrar boas capacidades de comunicação e gestão de equipas, competências essenciais para desenvolver o negócio.

Perante um mercado com falta de candidatos em alguns setores-chave, as empresas terão de oferecer salários competitivos para atrair os melhores profissionais. Esta tendência tem conduzido a um aumento salarial em 2018.

3- Progressão de carreira, elemento essencial para os profissionais portugueses

Os candidatos estão cada vez mais interessados na possibilidade de terem um plano de progressão de carreira com objetivos bem definidos, para além do salário, work-life balance, nível de responsabilidade e tipo de trabalho. Outros elementos valorizados são o trabalho flexível e a possibilidade de trabalhar remotamente.

Assim, as empresas que puderem demonstrar um plano claro para a promoção, oferecendo indicações sobre o tempo necessário para atingir este desenvolvimento profissional, terão uma vantagem significativa face à competição. 

Sobre o Salary Survey  

A Pesquisa Salarial Europeia da Robert Walters é o mais compreensivo e abrangente estudo sobre as tendências de mercado e níveis salariais aplicados na Europa. O guia também inclui as visões de recrutamento regional para a Austrália e Nova Zelândia, China, Sudeste Asiático, EUA, Médio Oriente e África. Com a Pesquisa Salarial, empresas e profissionais podem descobrir e comparar as faixas salariais dos países da Europa onde estamos presentes, conhecer a evolução salarial dos últimos anos, e descobrir as tendências atuais de contratação.  A Pesquisa Salarial Europeia baseia-se na análise de colocações permanentes, temporárias e contratuais feitas na Irlanda, Reino Unido, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça.

Em Portugal, o estudo abarca as seguintes especializações em 2018:

  • Contabilidade & Finanças
  • Engenharia e Operações
  • IT & Digital

Agora já pode descarregar uma cópia completa da edição de 2018 aqui, ou descarregar apenas o capítulo de Portugal aqui

Reserve já a sua cópia gratuita do novo Salary Survey 2019, e seja dos primeiros a recebê-lo! A edição de 2019 inclui informações salariais e tendências de contratação para Portugal nas especializações de contabilidade & finanças, engenharia e operações, IT & Digital e marketing & vendas.

banner mulheres sentadas - conselhos contratação

Conselhos de
contratação

Read more »

Quer saber mais?
Fale connosco 

banner seta azul neon - contacto
Read more »

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
Read more »

Salary Survey 2019 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
Read more »

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
Read more »