Cauteloso otimismo em 2016

Seta verde iluminada

Na sua décima oitava edição, a Pesquisa Salarial da Robert Walters é o mais compreensível e abrangente estudo sobre as tendências de mercado e níveis salariais aplicados.

Com este guia, as empresas e profissionais podem encontrar e comparar as faixas salariais de 27 países; informações sobre a evolução salarial nos últimos anos; e conhecer as tendências atuais de contratação.


Tendências de contratação em Portugal

Depois de vários anos de recessão, os empregadores e os profissionais portugueses viram-se cautelosamente otimistas quando a economia começou a mostrar sinais de recuperação em 2016. O crescimento do PIB, apesar dos níveis modestos de aumento, fez com que houvesse um bom nível de contratação em setores como serviços, indústria, retail, logística e TI. Depois das reformas políticas governamentais, conseguiu-se uma diminuição do desemprego para 11,6%. 

Tanto o volume de trabalho como os salários aumentaram devido ao crescimento do investimento estrangeiro, especialmente pelos exportadores e indústrias relacionadas, como a logística e as empresas da cadeia de suprimentos.

A política fiscal encorajou o set-up de operações no país durante os últimos anos, oferecendo incentivos financeiros para a criação de novos postos de trabalho. Como resultado, Portugal tornou-se mais competitivo, com empresas que começam a mover-se em centros de serviços partilhados, centros de atendimento ao cliente e centros de excelência para o país, criando oportunidades para profissionais de TI, finanças e engenharia.

Tanto o volume de trabalho como os salários aumentaram devido ao crescimento do investimento estrangeiro, especialmente pelos exportadores e indústrias relacionadas, como a logística e as empresas da cadeia de suprimentos. Foi um dos sectores mais fortes, com novos negócios empresariais e start-ups, bem como empresas de serviços bancários e de seguros, que procuraram profissionais com uma combinação de competências técnicas e de gestão, experiência SAP e segurança.

A indústria de produção também procurou por profissionais com nível necessário para preencher cargos operacionais, de vendas, qualidade e manutenção. Neste sentido, as empresas procuraram otimizar processos, diversificar e aumentar a produção.

Sobre a Pesquisa Salarial

Este abrangente guia inclui informações sobre as remunerações dos profissionais de 27 países, incluindo Reino Unido, Irlanda, Europa Continental, Médio Oriente, África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá e América do Sul.

Em Portugal, o estudo abrange a maioria das áreas de especialização:

  • Engenharia e operações
  • Tecnologia 

Solicite a sua cópia de 2017 agora mesmo aqui.

Conselhos de
contratação

Read more »