Oportunidades de emprego em IT podem aumentar até 20% em 2019

mulher e homem no computador

A Robert Walters está a preparar o lançamento do Salary Survey 2019, que ficará disponível a partir de Janeiro. Dos dados recolhidos, IT foi uma das áreas mais activas em termos de recrutamento em Portugal este ano, para empresas de todos os sectores. 

Para 2019, estima-se que as oportunidades de emprego em IT aumentem até 20%, especialmente em Blockchain, onde se podem esperar incrementos salariais médios de 13%, mas também em inteligência artificial (AI) e Machine Learning, Internet of Things (IoT), Big Data & Data Analytics, e Virtual & Augmented Reality. As empresas devem procurar oferecer programas de formação de hard e soft skills  para combater a falta de candidatos e de competências específicas.

O mercado tecnológico em Portugal 

A forte procura de candidatos de alta qualidade com formação e experiência em IT e digital em todos os sectores foi alta em 2018, resultando em aumentos salariais entre 8 a 15%. Áreas e postos que apresentaram um crescimento exponencial em 2018 foram desenvolvimento web, cybersecurity, data scientists e data analysts. Por outro lado, as empresas tiveram mais dificuldades em contratar perfis especializados em desenvolvimento, programação, sistemas e infraestruturas. 

Um Big Data Specialist com mais de dois anos de experiência pode ter um aumento salarial médio de 11% em 2019, enquanto um Data Scientist pode esperar até mais 10% que em 2018

“Com o número de postos tecnológicos a aumentar, a procura por candidatos de todos os níveis de senioridade foi elevada, com especial incidência em profissionais mid e top level”, comenta Ines Buekenhout, consultora na Divisão de IT & Digital na Robert Walters.

O que as empresas vão procurar em 2019

“Para todos os envolvidos na procura de perfis IT, é bem sabido que esta é actualmente uma das áreas mais dinâmicas e desafiantes para recrutar” explica Ines Buekenhout. “Afinal, publicar uma oferta de emprego e aguardar por respostas simplesmente já não é suficiente. Muito mais quando as empresas de recrutamento e seleção não estão no top of mind dos perfis mais técnicos. Hoje, num mundo cada vez mais tecnológico e virtual, não é de espantar que a procura dos melhores perfis Tech exceda largamente a oferta. Trata-se de um mercado invertido, onde todas as empresas enfrentam dificuldades para encontrar e reter o melhor talento. É certo que mais de 90% dos profissionais desta área se encontram neste momento empregados, e que poucos estão disponíveis para ouvir novas abordagens, que, ainda assim, lhes chegam quase diariamente.”

Actualmente, verifica-se uma procura generalizada por todo o tipo de profissionais de IT, com diferentes perfis, para todo o tipo de empresas. No futuro, perante as constantes inovações tecnológicas, algumas áreas vão apresentar uma procura mais acentuada, como é o caso das áreas de AI (inteligência artificial), Blockchain,  Internet of Things, Virtual & Augmented Reality, e Big Data & Data Analytics. Por exemplo, um Big Data Specialist com mais de dois anos de experiência pode ter um aumento salarial médio de 11% em 2019, enquanto um Data Scientist pode esperar até mais 10% que em 2018. Posições específicas que vão ter uma elevada procura em 2019 são AI developers, IoT engineers, Blockchain developer/engineers, Cybersecurity architects, UX designers, Solutions architects, Full stack developers, Technology project managers, Robotics engineers e Mobile Developers. 

Mas, para além de hard skills, ou seja, competências técnicas específicas para um posto em concreto, as empresas procuram cada vez mais profissionais de IT que apresentem uma mistura de competências técnicas com soft skills, como  por exemplo boas capacidades de comunicação, criatividade, capacidades de gestão, empatia, e trabalho em equipa.

As empresas devem procurar oferecer programas de formação de hard e soft skills  para combater a falta de candidatos e de competências específicas

Os principais desafios

Todas estas particularidades levam a que a procura e retenção de talento sejam um enorme desafio para empresas e recrutadores, que cada vez mais têm de adoptar novas estratégias para chegar a estes profissionais, que analisam de forma crescente outros aspectos de satisfação laboral para além do pacote salarial antes de aceitar uma proposta, em particular o work-life balance, horário flexível, tipo de trabalho e grau de responsabilidade, possibilidade de trabalhar a partir de casa e oportunidades de aprendizagem com os superiores, segundo um inquérito realizado pela Robert Walters Portugal a profissionais de IT em Portugal. Além disso, de acordo com os resultados deste mesmo inquérito, os quatro principais aspectos que levariam um profissional de IT a mudar de emprego, com o mesmo grau de importância (21.4%), são uma melhoria salarial, um maior desenvolvimento profissional, uma cultura corporativa mais atraente e uma mudança de função ou responsabilidades. 

Outro desafio para quem procura este tipo de candidatos é  conseguir corresponder às suas expectativas em todo o processo de recrutamento, sendo os elementos mais apreciados pelos profissionais nesta situação a honestidade, engagement do recrutador com o candidato e tempos de resposta curtos. 

“Olhando para a realidade da Robert Walters em concreto, em que os nossos clientes são tanto start-ups de origem nacional e internacional, como empresas Corporate altamente desafiantes em termos tecnológicos, tentamos compreender as principais tendências tecnológicas, atrair estes perfis e desenvolver estratégias inovadoras para colmatar as lacunas do mercado”, acrescenta Ines Buekenhout. 

Em 2019, as oportunidades de emprego em tecnologia aumentarão até 20%, sendo as principais áreas de crescimento Blockchain, onde se podem esperar aumentos salariais médios de 13%, inteligência artificial, Internet of Things (IoT), Big Data & Data Analytics, e Virtual & Augmented reality. As empresas devem procurar oferecer programas de formação de hard e soft skills  para combater a falta de candidatos e de competências específicas. 

Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego em IT & Digital? Entre em contacto connosco.

banner mulheres sentadas - conselhos contratação

Conselhos de
contratação

Read more »

Quer saber mais?
Fale connosco 

banner seta azul neon - contacto
Read more »

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
Read more »

Descubra mais tendências salariais e de emprego na Europa 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
Read more »

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
Read more »