Performance, CRM & Loyalty e Inbound Marketing, os “novos” especialistas de marketing digital que as empresas procuram

smart phone e camisola amarela

Falámos com Ana Monteiro, consultora da divisão de Digital & E-commerce na Robert Walters, sobre o foco crescente das empresas na transformação e na adaptação dos seus negócios ao Mundo Digital. Ana explica-nos que o processo de transformação digital, ao ser cada vez mais transversal a todas as empresas, tem estado na origem de novos processos de recrutamento para várias posições especializadas nas suas diversas vertentes.

“A adaptação dos seus negócios para a vertente digital permite às empresas não só fazerem chegar os seus produtos ou serviços a um público mais abrangente, como também segmentarem este público-alvo da melhor forma, oferecendo-lhes conteúdo adaptado à fase da customer journey onde se encontram. A definição das buyer personas a atingir permite às empresas oferecer-lhes conteúdos personalizados, através de campanhas de email marketing, blog, ou anúncios nas mais diversas plataformas”, explica.

De que forma está a transformação digital a promover a criação de novas posições dentro do marketing?

A Transformação Digital é hoje uma realidade transversal às empresas de todos os setores de atividade. Este processo de integração da tecnologia digital em todos os aspetos do dia-a-dia das empresas exige a reinvenção do seu negócio, e implica mudanças que vão muito além da tecnologia, incluindo mudanças culturais, nas suas operações e na entrega de valor aos seus clientes. Estas mudanças estão na base da crescente procura de profissionais qualificados com funções ligadas ao digital e e-commerce, para levarem a cabo todos estes processos. Posso destacar uma crescente procura de candidatos para as funções de Performance Manager / Head of Performance e CRM & Loyalty Specialists.

Que empresas estão a recrutar para estas áreas?

Desde agências de comunicação, performance e marketing, a clientes finais, dos mais variados segmentos de mercado. Todas as empresas estão a assumir o digital como o principal foco no desenvolvimento do seu negócio, e consequentemente a reforçar as suas equipas nesta área.

Destaco as empresas que têm o e-commerce como core business e as grandes cadeias de retalho, que embora trabalhem com agências para o suporte das suas campanhas de performance e otimização das suas plataformas, com o acréscimo de volume do seu negócio online, irão necessitar de mais profissionais qualificados para trabalhar nestas plataformas – não apenas de perfis técnicos, mas também funcionais e comerciais, tais como online sales managers, account managers, product managers, entre outros.

Quais são os perfis e competências mais requisitados para estas posições?

Para posições ligadas a PPC (Pay-Per-Click) / Performance são procurados profissionais com experiência e resultados comprovados em campanhas em várias plataformas (tais como Google Ads, YouTube, Facebook, Instagram, etc.) e ferramentas de análise (Google Analytics, Tableau, WebTrends, etc.), candidatos com experiência em análise de dados e relatórios (MS Excel Proficiency), conhecimentos de SEO e conceitos de marketing digital. Além disso, conhecimentos de HTML e XML são um grande plus.

No caso de posições ligadas a CRM & Loyalty, a experiência funcional num software CRM é essencial (Salesforce, Sage ou MS Dynamics são os mais requisitados em Portugal). De entre as competências mais importantes, deve ter-se uma excelente vertente analítica e de resolução de problemas, combinando o uso criativo e pragmático de informações e dados com atenção ao detalhe, assim como fortes skills matemáticas para analisar relatórios, incluindo taxas de conversão, negócios ganhos e perdidos, e retorno sobre os investimentos (ROI). Os melhores candidatos têm ainda conhecimentos em Microsoft Office, proficiência em Excel, e capacidade de estudar novas soluções ao nível do software, assim como experiência com pacotes estatísticos, como Power BI, SAS, R, SPSS, etc. Experiência na resolução de problemas de hardware e software são um plus.

Esperam-se aumentos salariais?

Sim, de forma geral têm vindo a aumentar os pacotes salariais associados a funções na área digital, assim como os benefícios para estes profissionais, por exemplo a nível de seguro de saúde. A componente variável, de acordo com os resultados obtidos, também é cada vez mais comum. A procura destes profissionais no mercado tem aumentado, e a necessidade de as empresas garantirem que encontram profissionais 100% autónomos também, com capacidade de pensamento estratégico e análise de resultados. As empresas estão cada vez mais a valorizar a importância destas funções no desenvolvimento do seu negócio online, e dispostas a pagar mais pelo candidato certo. Os salários variam consoante a experiência do candidato e a localização da oferta, sendo os pacotes salariais mais elevados em Lisboa.

Quais são as principais dificuldades do mercado digital?

O Mundo Digital exige aos profissionais que trabalham no ramo uma constante busca de informação, muitas horas de pesquisa e testing de novas soluções, assim como a contínua procura por formações na área. Isto porque este mercado está em constante e rápida atualização e mutação, com a entrada de novas soluções ao nível do software e aplicações, assim como com a introdução de novas metodologias e atualizações / novas versões de plataformas já existentes, tais como as alterações nos algoritmos das redes sociais e Google.

Estes profissionais distinguem-se pela velocidade a que se conseguem adaptar a estas mudanças e pelo conhecimento que possuem sobre os mais diversos meios. De forma a reter os melhores profissionais, as empresas devem oferecer melhores pacotes salariais e apresentar desafios, projetos mais aliciantes, assim como possuir as ferramentas mais interessantes.

Onde se concentra a oferta de emprego para estas posições em Portugal?

Embora a Transformação Digital seja uma realidade transversal a todas as empresas, existem algumas localidades onde se verifica uma maior procura de talentos na área digital, principalmente Lisboa, Porto, Braga e Guimarães.

Quais as novas profissões mais solicitadas na área do Marketing Digital?

Existe uma “nova trend” no mercado, centrada numa vertente recente do Marketing, o Inbound Marketing, que está a transformar a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos alvo. Tal como o nome indica, esta metodologia assume que a forma mais eficaz de criação de valor será envolver o público através da partilha de conteúdos (texto, imagem e vídeo) relevantes para o mesmo, em detrimento de apenas “empurrar” os seus produtos ou serviços através de Paid Media, sem relevância para um público demasiado abrangente.

Estas técnicas potenciam o relacionamento das empresas com o cliente. Centram-se na criação e distribuição de conteúdo, de acordo com as buyer personas definidas e com o ciclo de vida da lead, assim como a personalização deste conteúdo e a utilização de multicanais (blog, redes sociais, Landing Pages, CRM e email) integrados numa só plataforma, de forma a atingir uma monotorização cada vez mais eficiente. Isto tem levado as empresas a evoluírem os seus negócios online para estes sistemas, e consequentemente a procurarem candidatos com experiência nesta área, tanto a nível funcional como técnico, desde consultores inbound marketing e web designers com experiência nestas plataformas, a copywriters, visto o conteúdo ser o principal motor da Metodologia Inbound.

Existem mesmo novas agências especializadas na venda deste tipo de serviços e plataformas, já bastante utilizadas em Portugal. Estas ferramentas podem ser plataformas de Marketing Automation, tais como o HubSpot ou o Marketo, e ferramentas do Egoi e do Mailchimp, que estão em constante desenvolvimento e podem ser alternativas para sistemas de marketing mais simples. O Egoi, por exemplo, já possui integração com o e-commerce do Magento. Existem ainda soluções globais e integradas com o CRM das empresas, como a Marketing Cloud da Salesforce.

Deseja mais informações? Entre em contacto com:
Ana Monteiro
Robert Walters Sales & Marketing Division
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/anapatriciatavaresmonteiro/
Email: ana.monteiro@robertwalters.com

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

Notícias 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »