Como melhorar o posicionamento enquanto recrutador

vista de uma grande cidade desde uma janela

"Tenho um bom posicionamento enquanto recrutador?"

Esta é uma pergunta que qualquer empresa que pretende contratar novos talentos deve fazer. No entanto, antes de entrar em contacto com sua equipa de marketing para projetar uma estratégia de branding complexa, certifique-se de que está a aplicar alguns princípios básicos.

Para muitas pessoas, a impressão com que ficam de uma empresa é formada logo no início do processo de seleção, e, uma vez que o candidato faça um primeiro contacto, a sua experiência ao longo de todo o processo deve ser positiva.

Aqui está uma prática simples que a empresa e os seus funcionários podem adotar para melhorar a sua marca enquanto empregadora.

Para muitas pessoas, a impressão com que ficam de uma empresa é formada logo no início do processo de seleção e, uma vez que o candidato faça um primeiro contacto, a sua experiência ao longo de todo o processo deve ser positiva.

Garanta que aqueles que se candidatam à sua empresa têm uma experiência 5 estrelas

Cada pessoa que se candidata a um cargo na sua empresa deve ser tratada com cortesia e respeito durante todo o processo de seleção. A forma como a empresa se relaciona  com os candidatos desde o início do processo, cria uma percepção da mesma que pode ser positiva ou negativa.

Como garantir uma boa experiência aos candidatos?

  • Responder prontamente a todos os pedidos;
  • Certificar-se de que a experiência dos candidatos que vão a entrevistas ao seu escritório é positiva: a atenção da rececionista, salas de entrevista com bom ambiente e um entrevistador bem treinado são fundamentais;
  • Assegurar-se de que as suas ferramentas de entrevista são projetadas para serem justas e transparentes;
  • Dar feedback aos candidatos em todas as fases do processo;
  • Manter os candidatos informados sobre atrasos ou alterações no processo;
  • Quando não tiver êxito, certifique-se de que os candidatos recebem feedback significativo;
  • Procurar um retorno tanto dos candidatos bem sucedidos como dos mal sucedidos no processo de entrevista, de forma a permitir melhorias

Aproveite o poder do "passa a palavra" 

De acordo com um recente relatório da McKinsey, 70% das experiências de compra são baseadas na forma como o cliente sente que está a ser tratado. Não se engane, neste mercado o candidato está a vender o seu trabalho, e a empresa procura apenas as melhores pessoas. Pode-se e deve-se aproveitar a teoria dos seis graus de separação (a teoria de que toda a gente está a seis ou menos graus de distância por meio de qualquer outra pessoa no mundo), garantindo uma experiência positiva para quem se candidata à sua empresa.

Cada pessoa que se candidata a um cargo na sua empresa deve ser tratada com cortesia e respeito.

Elaine Mooney, Gestora de RH da Robert Walters Ireland, diz: "A pessoa que se entrevistou esta manhã pode não ser adequada para o cargo atual, mas o colega do seu irmão talvez seja".

Garantir que todos os tenham uma ótima experiência significa que tanto os candidatos bem sucedidos como os  mal sucedidos estão propensos a falar de forma positiva sobre a empresa, e estes podem muito bem ser a sua próxima grande contratação.

 

banner mulheres sentadas - conselhos de contratação

Conselhos de contratação 

Read more »

Fale connosco 

banner seta azul neon - fale connosco
Read more »

Descubra quando fazer entrevistas de grupo 

banner telhado azul - artigo entrevistas de grupo
Read more »

Publique uma oferta de emprego 

banner bolas de cor - publicar oferta de emprego
Read more »

Conheça as últimas tendências salariais 

banner textura azul - salary survey
Read more »