Evolução do mercado de trabalho de sales & marketing em 2019

cenário de obras

No seguimento do que se tem verificado na primeira metade do ano, a tendência para os últimos meses de 2019 e inícios de 2020 será o crescimento da procura de profissionais ligados ao Digital/Marketing Digital, por vários motivos.

O público está a alterar os seus hábitos de consumo: a facilidade de acesso aos serviços e produtos online, a simplicidade e variedade de formas de pagamento, devolução e trocas, assim como a otimização do tempo de compra, fazem com que estejam mais abertos ao comércio eletrónico e optem pelo mesmo, em detrimento do comércio tradicional. Além disso, as redes sociais agilizam a ligação entre os consumidores e estas plataformas de e-commerce, através da partilha de informação sobre os produtos, artigos de opinião, a utilização de bloggers e influencers para publicitar os produtos, entre outros.

O retalho do futuro será voltado para o e-commerce / market place. As lojas de hoje serão lojas de experiências no futuro. Passarão de meros espaços de venda de serviços e produtos, a espaços de venda de experiências, onde o consumidor poderá conhecer os valores das marcas. Serão locais onde poderá encontrar serviços associados ao produto ou pop up stores, onde a realidade virtual e a realidade aumentada estarão presentes de forma a conectar o consumidor em loja com o mundo digital.

Setores com maior volume e potencial de crescimento de emprego

Atualmente, os setores com maior volume de ofertas de emprego para profissionais das áreas de marketing e vendas são Retail, Marketing e Publicidade, IT, Consumer Electronics, telecomunicações e Real Estate.

Por outro lado, os setores com maior crescimento da oferta de emprego para estes profissionais foram serviços de informação, Real Estate, Internet, Online Media, Retail, comunicação e relações públicas.

Perfis e competências mais procurados 

As empresas já assumiram que a sua presença online é obrigatória para a continuidade e crescimento dos seus negócios, estando por isso a investir cada vez mais neste canal. Procuram integrar profissionais especialistas na área, optando por criar as suas próprias equipas, e manter o conhecimento “dentro de portas”, deixando de ter total dependência em parceiros, como agências especializadas de comunicação ou marketing.

Além de tudo isto, a importância do CRM e as suas integrações com as ferramentas de inbound marketing está a crescer cada vez mais à medida que os negócios das empresas se transformam, e em consequência assistimos a uma enorme procura de profissionais especialistas em CRM. Da mesma forma, as empresas têm cada vez mais necessidade de investir em publicidade online paga, visto que a competição pelas primeiras posições nos resultados de pesquisa aumenta, e o trabalho de otimização do tráfego orgânico já não é o suficiente para as empresas enfrentarem a concorrência online. Tal tem fomentado o recente crescimento da procura de profissionais especializados em PPC / Performance.

Finalmente, a necessidade de otimização e constante atualização de conteúdos online faz com que profissionais como gestores de produto para plataformas de e-commerce, copywriters, web designers e designers de produto sejam cada vez mais procurados.

As lojas de hoje serão lojas de experiências no futuro. Passarão de meros espaços de venda de serviços e produtos, a espaços de venda de experiências, onde o consumidor poderá conhecer os valores das marcas.

Por outro lado, posições de vendas são das mais recorrentes e com maior procura, principalmente no sector FMCG. Algumas das posições com maior procura nesta área são Director de Vendas; Export Manager e Key Account Manager.

Remuneração

Historicamente, as posições de vendas tendem a ter um package salarial mais atrativo e com uma expectativa de incremento superior, dado estarem, regra geral, associadas a um esquema de incentivos mediante o desempenho/performance. 

Por outro lado, os perfis digitais, pela evolução do mercado a que temos assistido, são dos mais requisitados pelas empresas. Em consequência disso, de entre as funções com melhores remunerações atualmente podemos destacar Diretor Comercial, National Account Manager, Head of E-Commerce e Head of Digital.

Retenção de talento

Para atrair e manter o melhor talento dos profissionais de sales & marketing, as empresas devem oferecer medidas efetivas de conciliação laboral-familiar, possibilidade de trabalho remoto, flexibilidade de horário, assim como um pacote salarial mais atrativo, preocupando-se ainda com o bem-estar profissional de cada empregado – o tipo de responsabilidades, dar feedback com frequência e encorajar o desenvolvimento profissional das equipas. 

Tendências migratórias

Em 2019, as cidades que perderam mais talento de sales & marketing em Portugal foram Porto, Braga e Aveiro, sendo que Lisboa, Coimbra e Leiria receberam mais profissionais destas áreas.

Diversidade de género

O mercado de trabalho de sales & marketing esteve formado por 47% de mulheres e 53% de homens em 2019, sendo dos setores com menor gender gap. 

Nível de formação

72% dos profissionais de sales & marketing têm um mestrado, descendo para 70% no caso dos profissionais recém-graduados. 

Se quiser conversar sobre as suas necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

A nossa divisão de
sales & marketing 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial 
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »