Evolução do mercado de trabalho de engenharia e operações em 2019

cenário de obras

Durante o ano 2019, o mercado de recrutamento de engenharia revelou-se intenso em vários setores, principalmente automotivo, mass market, energias renováveis, real estate, construção e infraestruturas.

O crescimento económico, combinado com exportações em alta (+ 10,1% em relação ao ano anterior), sobretudo na área da indústria automóvel, máquinas e equipamentos, plásticos, papel, produtos metalúrgicos, calçados e vestuário (destacando-se acima de tudo o setor automotivo, que cresceu mais 34,5% em relação ao ano anterior; e papel, com aumentos de 11,2%), traduziram-se numa forte procura de perfis na área de gestão de operações, procurement, logística e manufatura.

Esta tendência continuará a ser reforçada nos últimos meses de 2019 e no início de 2020, quando se espera uma taxa de crescimento ligeiramente inferior, que resultará numa otimização ainda maior das áreas de produtividade, competitividade e qualidade.

Setores com maior volume e potencial de crescimento de emprego

Atualmente, alguns setores apresentam uma procura extremamente elevada de profissionais de engenharia e operações, nomeadamente engenharia industrial e mecânica, indústria aeroespacial, farmacêutica, automação, produção elétrica e eletrónica, energias renováveis e ambiente, consumer electronics, medical device, e semicondutores. 

Por outro lado, os setores com maior volume de ofertas de emprego para profissionais das áreas de engenharia e operações são atualmente construção, automotivo, food & beverages, real estate, retail, produção alimentar, e consumer electronics.

Finalmente, os setores com maior crescimento da oferta de emprego para estes profissionais em 2019 foram renováveis e ambiente, real estate, embalagens, produção elétrica e eletrónica, farmacêutica, semicondutores, e produção ferroviária.

Perfis e competências mais procurados 

O setor real estate, construção e infraestruturas continuará a revigorar o mercado de trabalho, graças a grandes projetos de investimento em infraestrutura de transporte (extensão do aeroporto e projeto de um novo aeroporto, infraestrutura portuária e ferroviária…) e ao dinamismo do setor de turismo – este ano, superou-se a barra histórica de 25 milhões de turistas. Tudo isto se tem traduzido numa forte necessidade de contratação, desde consultores e especialistas técnicos, facility technicians, gestores de planeamento, arquitetos técnicos, Asset Managers, Project Managers, Cost Control Engineers e Contract Managers.

No que diz respeito às energias renováveis, acreditamos que os novos concursos para a construção de centrais de energia solar, bem como iniciativas privadas relacionadas com energia eólica offshore, resultarão numa maior procura por perfis vinculados à engenharia, procurement (por exemplo, comercial managers) e construção (Project Manager, Engenheiros Civis e Eletromecânica) e numa necessidade estável, mas alta, de perfis de O&M.

O profissional híbrido, forte tanto em termos técnicos como de soft skills, continuará a ser a prioridade no recrutamento em engenharia. Desta forma, as empresas aproveitam o seu valor acrescentado num mercado cada vez mais competitivo: com estes profissionais, as empresas podem liderar tanto em termos de conhecimento e capacidade técnica, mas também por uma maior fluidez nas equipas, uma boa comunicação ao longo processo de tomada de decisão, e uma adaptabilidade antecipada e facilitada. Estes profissionais garantem ainda criar e perpetuar uma forte cultura comercial que irá reduzir o risco de rotação e aumentará os níveis de satisfação das equipas. 

Finalmente, outros conhecimentos valorizados atualmente são gestão de vendas, melhoria contínua, procurement e capacidades de business planning. 

Remuneração

A taxa de desemprego historicamente baixa, combinada com a crise demográfica que Portugal tem vindo a sofrer nos últimos anos, criam tensões no mercado de trabalho e contribuem para o aumento dos salários. Apesar da ligeira desaceleração que a economia portuguesa começa a experimentar, a taxa de desemprego deverá continuar a descer, mantendo assim a pressão no mercado e contribuindo para acentuar o aumento salarial que, em média, poderá superar os 10%.

Retenção de talento

Num mercado dinâmico como o que temos atualmente, os profissionais tendem a mover-se cada vez menos por razões económicas do que por projetos pessoais e profissionais. Todos os profissionais com quem Robert Walters esteve em contacto este ano dão prioridade, numa mudança de emprego ou para se manterem no seu posto atual, à possibilidade de trabalharem num projeto sólido com maiores responsabilidades e possibilidades de aprendizagem (72%), a oportunidade de progressão na carreira profissional (63%), ou à possibilidade de implementar melhorias no seu novo projeto (50%). O aspeto económico também é importante: 65% valorizam uma melhoria salarial e benefícios sociais como seguro de saúde privado, carro da empresa ou despesas com gasolina, que lhes permitam compensar uma carga fiscal elevada.

Tendências migratórias

As cidades que perderam mais profissionais de engenharia e operações em 2019 foram Faro, Aveiro e Viseu, sendo que as zonas Grande Porto, Grande Lisboa e Braga foram aquelas que atraíram mais talento.

O profissional híbrido, forte tanto em termos técnicos como de soft skills, continuará a ser a prioridade no recrutamento em engenharia

Diversidade de género

O mercado de trabalho de engenharia e operações esteve formado este ano por 25% de mulheres e 75% de homens em 2019. 

Nível de formação

75% dos profissionais de engenharia e operações têm um mestrado, ascendendo para 79% no caso dos profissionais recém-graduados. 12% destes profissionais têm ainda um MBA. 

Se quiser conversar sobre as suas necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

A nossa divisão de
Engenharia & Operações

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial 
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »