Evolução do mercado de trabalho de accounting & finance em 2019

cenário de obras

2019 tem sido um ano positivo para o mercado de trabalho nas especialidades de accounting & finance: o número de vagas esteve sempre a aumentar e a procura neste último trimestre do ano seguirá em força. O mercado de profissionais continua a ser um dos mais competitivos e as empresas centram-se cada vez mais em perfis muito especializados (por exemplo Risk ou Controlling) e menos em perfis generalistas. Os setores industriais foram aqueles que mais procuraram este tipo de perfis na sua busca contínua de otimização e implementação de boas práticas de contabilidade.

A incerteza ligada ao Brexit, a atratividade do mercado português (qualidade de vida, custo da mão-de-obra, clima social estável, qualidade das infraestruturas de telecomunicações e transportes) e a boa formação académica e linguística dos profissionais portugueses contribuíram para o desenvolvimento e implementação de numerosos projetos de Centros de Excelência e Serviços Partilhados em toda a geografia portuguesa. Essa tendência continuará forte em 2020.

A ascensão do Big Data e o seu crescente envolvimento com as funções de finanças e contabilidade será a grande revolução do setor e permitirá maior controlo de Riscos, a otimização de recursos internos, deteção de padrões de fraude, assim como a simplificação de Due Diligences. Desta forma, perfis com experiência em Big Data serão altamente solicitados e tornar-se-ão os novos must-hire nas empresas em 2020.

Setores com maior volume e potencial de crescimento de emprego

Atualmente, alguns setores apresentam uma procura extremamente elevada de profissionais de accounting & finance, nomeadamente: Venture Capital & Private Equity, electrical & electronic manufacturing; turismo; indústria química, farmacêutica, papel, plástico, embalagens, tabaqueira, produtos desportivos e consumer electronics; energias renováveis; Internet, serviços de informação e software.

Por outro lado, os setores com maior volume de ofertas de emprego para profissionais das áreas de accounting & finance neste momento são banca, serviços financeiros, IT, real estate, marketing e publicidade e contabilidade.

Finalmente, os setores com maior crescimento da oferta de emprego para estes profissionais em 2019 foram International Affairs, Internet, energias renováveis e ambiente, outsourcing/offshoring, Venture Capital & Private Equity, indústria química e IT.

Perfis e competências mais procurados 

Em 2020, os perfis com conhecimentos em IT, Business Intelligence e Big Data e com uma visão estratégica de negócio serão os mais procurados. Além disso, continua a ser essencial um nível elevado de inglês, e uma terceira língua para além do português e inglês, sendo as mais procuradas o francês, alemão ou espanhol.

As empresas procuram profissionais com capacidades analíticas, conhecimentos de finanças e contabilidade, análise financeira e de dados, business planning, controlling e financial reporting. Quanto a posições, os profissionais mais procurados atualmente são controllers financeiros, CFOs, auditores, especialistas financeiros, contabilistas e analistas de Risco.

Paradoxalmente, houve uma certa diminuição no número de perfis em busca de um novo desafio profissional em 2019, sinal da boa saúde do setor, mas sinónimo de certa tensão no mercado de recrutamento, principalmente no que diz respeito a perfis especializados.

Perfis com experiência em Big Data serão altamente solicitados e tornar-se-ão os novos must-hire nas empresas em 2020

Remuneração

Os salários continuarão a crescer em 2020, embora ao mesmo ritmo que a economia, com alguma desaceleração. Os profissionais com maiores aumentos salariais serão CFOs, diretores financeiros, Head of Controlling, Consolidation Managers e Strategy Consultants, principalmente aqueles com mais de 10 anos de experiência. 

Retenção de talento

Os profissionais de accounting & finance seguem a tendência geral do mercado de trabalho: dão prioridade a um projeto com perspetivas de crescimento e opções reais de progressão, além de exigirem benefícios sociais crescentes, desde os já tradicionais seguro de saúde de empresa a subsídios de alimentação, aos mais inovadores, como flexibilidade e possibilidade de trabalho remoto. A parte salarial continua a ser um elemento essencial na atração de talento, destacando-se cada vez mais o interesse dos profissionais em ter também remuneração variável com base no seu desempenho.

Tendências migratórias

As cidades que perderam mais profissionais de accounting & finance em 2019 foram Castelo Branco, Loulé e Leiria, sendo que Lisboa, Porto e Braga foram aquelas que atraíram mais talento.

Diversidade de género

O mercado de trabalho de accounting & finance esteve formado este ano por 50% de mulheres e 50% de homens em 2019. 

Nível de formação

74% dos profissionais de accounting & finance têm um mestrado, ascendendo para 75% no caso dos profissionais recém-graduados. 16% destes profissionais têm ainda um MBA. 

Se quiser conversar sobre as suas necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

A nossa divisão de
contabilidade e finanças 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial 
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »