Como manter a cultura corporativa remotamente?

mulher morena no computador

Para os diretores e responsáveis de recursos humanos das empresas, a Covid-19 está a criar um desafio sem precedentes: manter a cultura e valores da organização enquanto os empregados trabalham à distância, muitos pela primeira vez.

O termo “cultura corporativa” pode evocar certos benefícios e incentivos do escritório, como mesas de matraquilhos, after works, happy hours, massagens… Mas uma verdadeira cultura corporativa tem um sentido muito mais profundo. É parte de uma organização e faz uma grande diferença nos seus resultados. De facto, estudos demonstram que os colaboradores com uma ligação forte à cultura da sua empresa são mais comprometidos com a mesma. Além disso, as organizações com grandes culturas atraem os melhores candidatos.

A Robert Walters associou-se à Changeosity, consultora de negócios sediada no Dubai, parar criar um Guia para Liderar Equipas (à Distância), no qual se incluem as 3 estratégias básicas para garantir que as iniciativas que dizem respeito à cultura corporativa não se perdem durante a pandemia:

1. Refletir o propósito e valores da organização em todas as decisões

Durante estes tempos complexos nunca se deve perder de vista a missão original da empresa. As decisões devem continuar alinhadas com o ADN da organização e com o seu propósito e valores fundamentais, mesmo quando as estratégias a curto prazo impliquem uma mudança de direção.

2. Fomentar uma cultura flexível e baseada na confiança

A confiança entre empresa e empregado pode desgastar-se durante momentos de crise. Consequentemente, os líderes devem tentar projetar uma visão melhor do que nunca nesses períodos, desenhando novas boas práticas para o escritório, novas formas de trabalhar com eficiência e flexibilidade, e garantir que continua a haver tempo para a diversão, mesmo que virtual. Quando os empregados virem o esforço realizado para o seu conforto e sucesso, a confiança começará a crescer novamente.

É importante que os empregados se sintam confiantes na comunicação com a gerência sobre o que funciona e o que não funciona

“É importante que os empregados se sintam confiantes na comunicação com a gerência sobre o que funciona e o que não funciona. Este ambiente deve ser promovido através de uma comunicação aberta e transparente ”, comenta Marco Laveda, Managing Director da Robert Walters Portugal & Espanha.

3. Comunicação constante com as diferentes “comunidades” da empresa

Perante a COVID-19, algumas marcas aproveitaram o momento para oferecer conforto aos seus clientes, colaboradores e seguidores com resultados positivos. Como o co-fundador e CEO da Slack, Stewart Butterfield, comentou recentemente num webinar: "As pessoas lembram-se quando te preocupas com elas e demonstras respeito, mesmo quando as notícias são más". Em resumo, o tom das comunicações durante uma crise é mais importante para reafirmar a cultura de uma empresa do que em qualquer outro momento.

Guia para Liderar Equipas (à Distância) - Robert Walters e Changeosity

A Robert Walters associou-se à Changeosity, consultora de negócios sediada no Dubai, para elaborar este guia cuja missão é oferecer toda a informação necessária para liderar equipas perante as mudanças no mundo do trabalho causadas pelo COVID-19, e no futuro. Pode solicitar o guia em português ou inglês de maneira totalmente gratuita aqui.

Para mais informação, visite a nossa página sobre Smart Working ou assista aos nossos webinars. Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

banner mulheres sentadas - conselhos contratação

Conselhos de
contratação

»
banner seta azul neon - contacto
»

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
»

Salary Survey - reserve uma cópia gratuita 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
»

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
»