Engenheiros de vendas técnicas com crescimento exponencial de procura pelas empresas

Reunião animada com portátil e cafés

Estes profissionais podem esperar aumentos salariais até 31% face a 2018

Com a imparável evolução da tecnologia, os profissionais das áreas de vendas técnicas – relacionados com indústria e construção – e de IT sales – para a venda de produtos tecnológicos e de comunicação – têm sido cada vez mais procurados por diversas empresas. Desde engenheiros, a diretores ou a especialistas de vendas técnicas, estes perfis tornam-se importantes ativos ao incluírem um bom equilíbrio entre hard e soft skills, essenciais para o contacto com o cliente e relacionamento com outras equipas internas. São profissionais com elevados conhecimentos técnicos, forte vocação para vendas e capacidade de aconselhamento sobre diversos produtos e serviços técnicos. 

Falámos com António Costa, novo Senior Manager da divisão de Sales & Marketing, IT&Technical Sales na Robert Walters, sobre estes perfis, as empresas que os procuram, o tipo de competências necessárias, salários, vantagens e desafios de contratar estes profissionais atualmente.

Quais os motivos para um aumento na procura de profissionais nas áreas de IT Sales e vendas técnicas?

O aumento da especificidade de produtos e serviços técnicos, aliada à constante evolução tecnológica, requer cada vez mais que as equipas de vendas possuam conhecimento não só das características básicas, mas também da sua aplicabilidade. Não pouca vezes, a solução tem de ser customizada à medida de cada cliente, o que obriga à necessidade de trabalhar juntamente com as equipas técnicas no desenho da mesma. O nível de especialização destes profissionais transmite aos seus clientes um maior grau de confiança, considerando que muitas vezes nem eles dominam ou sabem qual a melhor solução para a sua necessidade. 

Por outro lado, estes profissionais são contratados para fazer a ponte com clientes e potenciais clientes interessados no produto ou serviço técnico oferecido. Neste caso, os clientes podem também ser pessoas com perfis mais técnicos que necessitam do produto para o seu setor, desde fábricas, a construção a hospitais.

A capacidade de descodificar linguagem técnica em não técnica será uma das características mais importantes

Que tipo de empresas estão a recrutar estes perfis?

De forma resumida, as empresas que recrutam estes profissionais incluem tipicamente organizações que fornecem produtos e serviços técnicos ou industriais. Os engenheiros de vendas técnicas são perfis essenciais em setores industriais, desde automotivo, aeronáutico, agrícola, biomédico, químico, elétrico e eletrónico, telecomunicações, entre outros. 

De uma forma geral, todas as empresas em IT acabam por contratar profissionais com estas características, mas, considerando por exemplo uma conjuntura económica favorável, como é o caso, diria que em diferentes setores industriais existe uma modernização de equipamentos, logo uma necessidade de profissionais especializados. 

Regressando à tecnologia, assiste-se hoje a uma modernização das infraestruturas e sistemas por parte das empresas, o que implica naturalmente uma adaptação à realidade atual e aos seus planos de crescimento. Considerando este panorama, é natural que as empresas prestadoras de serviços reforcem as suas equipas com profissionais com esta capacidade. Outro dos setores com visibilidade no aumento das equipas de vendas técnicas é o da construção, por via do crescimento de intervenções ao nível da reabilitação urbana. 

Quais são os perfis e competências mais requisitados para estas posições?

Como qualquer perfil comercial, a eloquência e assertividade estão presentes, mas considero que a capacidade de descodificar linguagem técnica em não técnica será uma das características mais importantes. Vamos assistindo cada vez mais a uma procura de engenheiros, que, dominando por formação as áreas técnicas, complementam com as suas skills comportamentais um perfil de um comercial técnico. Formações valorizadas incluem ainda engenharia, física, química, matemática e ciências aplicadas. 

Além disso, estes profissionais são essenciais para o contacto com o cliente pré e pós-venda, estando em contacto permanente com as outras equipas de produção, design, pesquisa, qualidade, compras, e gestão – isto significa que, para além das competências técnicas e habilidades comerciais, são também necessárias boas capacidades interpessoais e de trabalho em equipa. 

Quais são as principais vantagens de contratar perfis especializados para posições de IT Sales ou vendas técnicas? 

O mercado para engenheiros de vendas técnicas e de IT continua a crescer, sendo que a contratação destes perfis oferece uma vantagem competitiva de ter profissionais que podem apresentar as soluções/produtos aos clientes, com a confiança que esta transmissão de informação é o mais fidedigna possível de acordo com as especificações do que a empresa comercializa. 

Como são os salários? Esperam-se aumentos?

Os salários são compostos normalmente por componente fixa e variável, esta última indexada a resultados. É expectável a existência de uma viatura de serviço na maioria das situações. À imagem do que tem acontecido com outras funções dentro de setores técnicos, também nas vendas têm havido um ajuste, embora se constate que é na componente variável que é mais visível um incremento. 

De qualquer forma, o salário varia sempre consoante os anos de experiência do candidato, localização e tipo de empresa. Por exemplo, um engenheiro de vendas técnicas na Grande Lisboa com 5 a 10 anos de experiência pode receber um salário fixo de 35 a 50 mil euros/ano em 2019, o que representa um aumento médio de 31% face a 2018, em que a banda salarial era de 25 a 40 mil euros/brutos ano – principalmente nas áreas de IT estes são profissionais difíceis de encontrar devido à formação específica necessária.

Qual é a principal dificuldade neste mercado?

A principal dificuldade é precisamente encontrar o perfil certo para uma empresa específica, pela elevada especialização, o que faz deles muito bons para o setor no qual já estão habituados a trabalhar, não sendo muito fácil trabalhar a sua candidatura para outros setores, mesmo que exija um conhecimento técnico semelhante. 

Estes são profissionais difíceis de encontrar devido à formação específica necessária

Adicionalmente, cada vez mais as empresas procuram engenheiros e especialistas para estas funções, e a opção destes continua a ser trabalhar as vertentes técnicas e operacionais. De qualquer forma, as perspetivas a longo-prazo para estes profissionais são muito positivas, já que a tecnologia em todos os setores continua a evoluir.

Deseja mais informações? Peça já a sua cópia gratuita do Salary Survey 2019.  

Se quiser conversar sobre as suas necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.

banner luzes cidade

Divisão de
marketing & vendas 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »