Profissionais de E-commerce e Marketing Digital são aposta vencedora em 2019

Reunião animada com portátil e cafés

Estamos num ano de viragem no que diz respeito às áreas de marketing e vendas em Portugal. E-commerce e Marketing Digital, correspondentes a perfis e competências com uma procura exponencial no nosso país, são a grande aposta para o sucesso de vários negócios em 2019.

De entre as competências mais procuradas atualmente, para além daquelas relacionadas com E-commerce e marketing digital, contamos SEO/SEM, pensamento analítico e capacidade de análise de mercado, segundo o novo Salary Survey 2019 da Robert Walters. De sublinhar também a crescente importância de soft skills para os profissionais desta área, em especial a proatividade, capacidade de gestão de pessoas e dinamismo.

E-commerce e Digital são duas áreas que continuarão a crescer a nível global, com uma grande necessidade de bons candidatos ao longo de 2019

Por outro lado, os elementos mais valorizados pelos candidatos ao considerar uma mudança de emprego são a conciliação laboral/familiar, o pacote de salário e benefícios, a motivação e o grau de responsabilidade. 66% dos profissionais de marketing e vendas esperam um aumento salarial em 2019.

Na divisão de Sales & Marketing da Robert Walters Portugal, os nossos consultores especialistas comentam as tendências salariais e de emprego para este ano, segundo os dados do nosso novo Salary Survey 2019.

Oportunidades de emprego em vendas e marketing a aumentar anualmente

“Desde 2016 que as oportunidades no setor de vendas e marketing em Portugal têm aumentado ano após ano. Com a crescente globalização, espera-se que os candidatos saibam falar dois idiomas fluentemente, sendo o inglês e o alemão as línguas estrangeiras mais requisitadas em 2019”, comenta José Miguel Rosenbusch, Manager da divisão de Sales & Marketing na Robert Walters.

“Em 2018, assistimos a um ligeiro aumento nos salários em comparação ao ano anterior, com aumentos médios entre 5% e 8%, com maior incidência nas indústrias de FMCG e digital. E-commerce e Marketing Digital passam a ser os principais responsáveis pelo elevado recrutamento do setor, sendo as habilidades mais procuradas actualmente SEM, SEO, marketing digital e E-commerce.” José Miguel Rosenbusch explica ainda que as soft skills dos candidatos são muito importantes, em especial “a proatividade, dinamismo, habilidades de gestão de pessoas, resiliência e pragmatismo, competências cada vez mais valorizadas por gestores e empresas contratantes.”

66% dos profissionais de marketing e vendas esperam um aumento salarial em 2019

Digital a liderar o futuro do setor

O marketing digital e a crescente importância do mercado de vendas online fez com que os profissionais de digital “beneficiassem do facto de estarem a operar num mercado relativamente imaturo, que apresenta, aliás, uma forte escassez de bons candidatos de nível sénior para cargos de comércio eletrónico, situação que continuará a afetar o mercado em 2019”, explica Ana Monteiro, consultora de Marketing Digital & E-commerce na Robert Walters.

E-commerce e Digital são duas áreas que continuarão a crescer a nível global, com uma grande necessidade de bons candidatos ao longo de 2019. “Os responsáveis de contratação devem garantir um plano de carreira claro, progressão salarial e ambiente de trabalho atraente para conseguirem os melhores candidatos”, continua Ana Monteiro.

82% dos profissionais de marketing e vendas sentem-se confiantes relativamente às oportunidades de emprego para o seu setor em 2019

Segundo um inquérito realizado pela Robert Walters a 700 profissionais de diferentes setores, 82% dos profissionais de marketing e vendas consideram que não faltarão oportunidades no seu setor. Para estes profissionais, os aspetos mais importantes para a satisfação laboral são o work-life balance (81%), salário e benefícios (78%), motivação e possibilidade de aprender com os superiores (56%), grau de responsabilidade (47%) e tipo de trabalho (44%). Destes profissionais, 47% receberam um aumento de ordenado em 2018, e 61% tiveram direito a bónus.

66% destes profissionais esperam receber um aumento salarial em 2019, e 40% encontra-se à procura de uma nova oportunidade de carreira de forma ativa, sendo o principal motivo para uma mudança de emprego a oportunidade de um melhor desenvolvimento profissional. Diogo Mello, consultor de Sales & Marketing, sublinha a “necessidade crescente de se ter em conta outros benefícios para além do salário, que deve ser competitivo, para atrair e manter os melhores candidatos, principalmente no caso dos perfis digitais e de E-commerce, que têm sempre mais do que uma oportunidade em cima da mesa.”

Deseja mais informações? Peça já a sua cópia gratuita do Salary Survey 2019.  

Se quiser conversar sobre as suas necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

A nossa divisão de
marketing & vendas 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »