O crescimento contínuo da área de Tecnologia em 2022

homem loiro com smart phone

No inicio da pandemia, Tecnologia era um setor que estava a ser afetado como qualquer outro, no entanto houve um ponto de viragem após cerca de 3 meses. Nos primeiros 3 meses muitos dos contratos flexíveis foram cancelados, mas uma enorme procura nos serviços de IT online, as vagas voltaram a aparecer.

A procura para Data e BI Specialist aumentaram 42% comparados com março de 2020.

 

Fabienne Viegas, Manager da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal comenta:

‘’A pandemia teve um grande impacto no mercado de IT & Digital. Fomos forçados a alterar o panorama do local de trabalho rapidamente, de forma a torna-lo mais digital. Por esta razão estamos a ver várias tendências na área do IT.’’

Cyber segurança é um dos principais focos e dos maiores desafios das empresas. Em Portugal o cibercrime cresceu cerca de 182% e há uma falta de profissionais na área. Para além disso a área de Data e BI está constantemente a crescer, uma vez que os colaboradores precisam de ter acesso à cloud de forma a terem acesso a toda a informação. Como mencionado anteriormente a quantidade de data está a aumentar exponencialmente. Com isto aparecem várias oportunidades.  Fazemos decisões baseadas na data e utilizamos Inteligência Artificial para tornar os processos automáticos. A escassez de especialistas do mundo do IT continua a ser uma tendência este ano.

Habilidades

O World Economic Forum estima que este ano mundialmente cerca de 75.000.000 de empregos serão perdidos devido à robótica, que por outro lado criam cerca de 133.000.000 empregos como, IA, robótica, Data e claro Software development.

Com destaque nas seguintes áreas:

  • Software developers
  • Data Engineers, Data Scientists, Data Visualization Specialists
  • Cyber segurança, Cloud Specialists, QA e DevOps

Conselhos para gerentes de contratação

Na área de IT e Tecnologias tens de estar atento aos teus colaboradores. Eles são frequentemente abordados para novos projetos, por isso certifica-te que têm um plano de carreira. Dar-lhes a oportunidade de aprender e crescer dentro da empresa pois vai torna-los mais envolvidos.

Flexibilidade na maneira como se quer trabalho. Trabalhos Híbridos ou remotos são cada vez mais populares, comparados a trabalhos a trabalhos 100% presenciais. Flexibilidade é muito importante para atrair novos colaboradores. Certifica-te que te envolves com os teus colaboradores e os ajudas a melhorar nas áreas que eles procuram melhorar.

Por último mas não menos importante, torna o processo de recrutamento rápido. Muitas vezes perdemos candidatos porque os clientes não são rápidos na tomada de decisão do processo. Se foram entrevistados pela tua empresa há uma grande probabilidade de já terem sido entrevistados por concorrentes.

Salários

O departamento de IT é expectado crescer cerca de 36% em Portugal. Com isto um crescimento salarial também. Um estudo demonstrou que o crescimento salarial na área de IT é o mais alto, com um aumento que pode ir de 5,6% a 11,2%.

Para as empresas torna-se muito mais benéfico a contratação flexível de colaboradores, uma vez que lhes dá a oportunidade de crescerem mais rapidamente. Assim torna-se mais fácil evoluir e um eventual downsize torna-se mais fácil de gerir.

Se quiser ter acesso à mais informações salarial e tendências de contratação em 2022, solicite seu acesso à Pesquisa Salarial Robert Walters aqui.

»

Webinars
Robert Walters 

470070440
»
»
»
»