5 aspetos a ter em conta antes de contratar um manager

homem e mulher numa entrevista de emprego

Recrutar um novo manager pode ser uma das decisões mais importantes e influentes que vai alguma vez tomar na sua empresa. Um bom manager deve ser experiente, dinâmico, de confiança e possuir fortes capacidades de liderança. Porém, encontrar um candidato que preencha todos estes requisitos pode revelar-se um verdadeiro desafio. 

Uma contratação sénior como esta tem o poder de desenvolver ou destruir um departamento inteiro, pelo que é essencial acertar na escolha do candidato. Os nossos especialistas deixam algumas dicas fundamentais que deve ter em conta para facilitar o processo de recrutamento para uma posição a este nível. Faça estas cinco perguntas:

A experiência do candidato corresponde à realidade?

“Quando se contrata um manager, há algumas expectativas relativamente aos candidatos, ao contrário de quando se está a contratar para posições mais júnior, em que existe muito mais flexibilidade, uma vez que o candidato pode adaptar-se e moldar-se ao longo do tempo. No entanto, para posições ao nível de manager ou acima, não temos esse luxo”, comenta François-Pierre Puech, Senior Manager da Robert Walters Portugal. “Durante a entrevista, deve assegurar que as suas perguntas se adaptam à experiência e conhecimento específicos do candidato para ter a certeza de que este disse a verdade no seu CV, e que está pronto para começar este novo desafio na sua empresa.” 

“Por exemplo, se estiver a contratar um Manager para a área financeira, precisa de fazer perguntas específicas para testar a sua experiência e conhecimento real” acrescenta François, que sugere perguntas que avaliem as competências e sucessos dos candidatos, para além dos tipos de projetos e equipas que lideraram. Sabem realizar projeções? Em que nível estão as suas capacidades de criação de modelos financeiros? Possuem alguma qualificação de CFA? Este é o tipo de perguntas que deve fazer. 

Além disso, ao analisar o CV dos candidatos, “pergunte-se se demonstram uma progressão de carreira compreensível e com sentido, com permanência suficiente em cada função de forma a ter tempo de aprender as capacidades de gestão que procura para a posição.” No que diz respeito a interrogar o CV, “é essencial avaliar o conjunto de habilidades de cada candidato em relação à vaga em aberto, em vez de simplesmente tirar conclusões precipitadas sobre a sua experiência com base em funções e títulos anteriores”, conclui François. 

Em algum momento progrediu demasiado rápido?

“Um candidato que volta a aparecer no mercado de trabalho menos de um ano após mudar para uma posição de gestão pode ser uma preocupação se quiser contratar um manager”, adverte José Miguel Rosenbusch, manager da divisão Sales & Marketing na Robert Walters. José Rosenbusch explica que isto pode significar que o candidato foi promovido antes de estar preparado e que as novas responsabilidades de uma posição de manager estavam fora da sua zona de conforto, ou então que simplesmente não possui a resiliência necessária para uma carreira de gestão. 

Por outro lado, “se um candidato é promovido dentro de uma mesma empresa mais do que uma vez num curto espaço de tempo, pode significar que não passou tempo suficiente em nenhuma função para ganhar a experiência necessária para uma pessoa do seu nível de senioridade”, comenta François-Pierre Puech. No entanto, “este nem sempre é o caso, pelo que os responsáveis de contratação devem explorar a progressão de carreira do candidato no processo de entrevistas, fazendo perguntas relativamente às suas responsabilidades dentro das funções de gestão nas suas diferentes funções até à data.”

É essencial avaliar o conjunto de habilidades de cada candidato em relação à vaga em aberto, em vez de simplesmente tirar conclusões precipitadas sobre a sua experiência com base em funções e títulos anteriores

Possui algum talento único?

“Cada pessoa tem um talento único. Assim, quando estiver a entrevistar alguém para uma posição de manager, procure descobrir qual é o talento em que se destaca. Garantir que o candidato é capaz de utilizar esse talento no local de trabalho é uma das melhores maneiras de assegurar que será bem sucedido na função de manager na sua empresa”, refere François, acrescentando: “É essa a essência de um bom manager – ser capaz de utilizar o seu talento pessoal para criar um impacto positivo numa situação, indivíduo ou equipa.”

Porém, nem todos os talentos se encaixam com todas as funções de manager, e nem todas as funções de manager farão um profissional sentir-se realizado, pelo que é essencial contratar o candidato cujo talento se encaixe nos requisitos da função específica. 

Consegue tomar decisões importantes?

Uma das perguntas mais relevantes que deve fazer aos candidatos é: “Qual foi a decisão mais importante que já tomou enquanto manager, e por que é que esta foi crítica?”

“Uma parte essencial de se ser um bom manager é ter a capacidade de se sentir confortável a tomar decisões importantes de maneira independente. É isso que distingue os bons managers: a capacidade de pegar nas rédeas de uma situação e tomar decisões difíceis quando necessário”, explica François.

Outro aspeto essencial da capacidade de decisão de um manager é conseguir lidar bem com qualquer conflito que surja dentro da sua equipa. José Miguel Rosenbusch sugere: “Avalie as capacidades de comunicação e decisão dos candidatos que entrevistar pedindo-lhes para descrever alguma situação ou experiência de gestão de conflitos pela qual tenham passado. Pergunte-lhes como geriram a equipa de forma a ultrapassar o conflito, e assim terá uma boa noção de como cada candidato toma decisões que influenciam o sucesso da equipa em geral.”

É isso que distingue os bons managers: a capacidade de pegar nas rédeas de uma situação e tomar decisões difíceis quando necessário

Irá integrar-se bem na cultura da empresa?

“Garantir que o estilo de gestão de um candidato a manager se encaixa bem com a cultura corporativa da sua empresa é essencial”, declara François-Pierre Puech, continuando: “Para perceber se um candidato seria a escolha certa, peça-lhes para comentar como o seu diretor atual descreveria a sua técnica de gestão. A resposta a esta questão vai revelar não apenas o seu estilo, como também a perceção que têm si mesmo.”

Outra pergunta importante a fazer é se o seu estilo de gestão sofreu alguma mudança com o tempo. “Uma qualidade de um bom manager é a capacidade de alterar o seu estilo de gestão com o tempo e adaptar-se às novas tecnologias, colegas e práticas no trabalho. Deve também perguntar-lhes se já alguma vez receberam feedback relativamente à sua gestão e, caso tenham, se foram capazes de responder positivamente ao mesmo”, conclui François. 

Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

banner mulheres sentadas - conselhos contratação

Conselhos de
contratação

Read more »

Quer saber mais?
Fale connosco 

banner seta azul neon - contacto
Read more »

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
Read more »

Salary Survey - reserve uma cópia gratuita 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
Read more »

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
Read more »