75% dos engenheiros espera receber algum tipo de aumento salarial em 2019

cenário de obras

Profissionais do setor estão confiantes de que não faltarão oportunidades de emprego, e 75% destes esperam um aumento salarial este ano. Fatores que as empresas devem ter em conta para recrutar o melhor talento em 2019 para além do salário são o work-life balance, o grau de responsabilidade e a motivação.

Setor dos serviços vai ter maior procura de candidatos em 2019, depois de um ano positivo para engenharia e operações em geral, com destaque para os setores automotivo, construção, equipamentos, energia e real estate. Salários com pouca variação em 2019, exceto nos casos de Production Managers, Demand Planning e QA/QC Managers.

Setores automotivo, construção, equipamentos, energia e imobiliário a liderar a procura de candidatos em 2018

Em 2018, tivemos um mercado muito forte para o setor de engenharia e operações em geral. A procura de candidatos foi especialmente elevada nos setores automotivo, construção, equipamentos, energia e imobiliário – demonstrando um claro crescimento em comparação a 2017. Os níveis de recrutamento foram particularmente elevados para os candidatos mid-senior level que apresentassem uma combinação equilibrada de habilidades pessoais, profissionais e técnicas. Os responsáveis de contratação procuraram principalmente candidatos proativos, que possuíssem fortes habilidades interpessoais, com capacidade de multitasking.

As expectativas dos profissionais não estão totalmente alinhadas com as tendências salariais praticadas pelas empresas

Embora não tenha havido uma inflação notável nos salários em 2018, os profissionais de engenharia e operações foram beneficiados através de promoções internas, e os aumentos salariais verificaram-se principalmente ao mudarem para um novo cargo noutra companhia. Segundo um inquérito realizado pela Robert Walters sobre expectativas salariais e de emprego em 2019, 63% dos profissionais de engenharia e operações, incluindo profissionais de Mining, Oil&Gas / Convencional & Energia Renovável / T&D; Indústria e Supply Chain, e Construção, Real Estate e Infraestruturas, receberam um aumento salarial em 2018.

Aumenta a procura de candidatos para setor de serviços em 2019

Todos os setores com elevados níveis de procura em 2018 (automotivo, construção, equipamentos, energia e imobiliário) vão continuar no topo em 2019, juntando-se a um aumento na atividade de contratação para o setor dos serviços.

Alguns cargos com aumentos salariais em 2019: Production Managers, Demand Planning, QA/QC Managers, Sales Engineers e Project Directors

81% dos profissionais de engenharia e operações sentem-se confiantes relativamente às oportunidades de emprego no seu setor, e 75% destes espera receber algum tipo de aumento salarial em 2019, segundo o inquérito referido. Verificamos assim que as expectativas dos profissionais não estão totalmente alinhadas com as tendências salariais praticadas pelas empresas, já que se esperam poucas variações nos salários em 2019 face a 2018 para engenharia e operações, o que poderá ser um problema para atrair e reter o melhor talento.

Ainda assim, alguns cargos, como Production Managers com 5 a 10 anos de experiência, podem esperar aumentos salariais médios até 25% em 2019, enquanto um QA/QC Manager com 2 a 5 anos de experiência pode esperar um incremento médio até 28%. Com aumentos mais modestos, um Demand Planning com 5 a 10 anos de experiência pode esperar um aumento salarial médio até 10% em 2019. Outras posições que poderão experimentar ligeiros aumentos salariais são Sales Engineers e Project Directors.

Escassez de talento pode ser uma realidade no futuro de engenharia e operações

Ao contrário de outros setores, o mercado de engenharia e operações em Portugal não sofreu uma grande escassez de habilidades em 2018. No entanto, se as tendências de contratação seguirem os mesmos padrões este ano, e continuarmos a operar num mercado dinâmico, os responsáveis de contratação vão enfrentar uma falta de candidatos especializados nos próximos anos.

Fatores essenciais para atrair e reter talento em 2019: work-life balance, grau de responsabilidade e motivação

Em Portugal, onde os impostos são altos, os salários são um fator decisivo para os candidatos que querem mudar de emprego e, portanto, as empresas, para serem competitivas e conseguirem atrair e reter o melhor talento, devem poder garantir a máxima liquidez dos salários que oferecem, incorporando outros benefícios dentro do pacote, como carro da empresa ou um bom seguro de saúde.

Além disso, os profissionais de engenharia que inquirimos valorizam cada vez mais outros benefícios para além de um pacote salarial atrativo: 69% consideram muito importante o work-life balance para a satisfação laboral, e 56% o grau de responsabilidade e tipo de trabalho. A motivação e possibilidade de aprender com os seus superiores é outro factor valorizado como muito importante (50%), seguido da flexibilidade horária (31%). Para escolherem uma empresa em que trabalhar, 69% dos inquiridos deste setor consideram muito importante trabalhar numa companhia com uma boa reputação pelas suas práticas empresariais justas e éticas, e 63% valorizam uma cultura corporativa que fomente a colaboração com os colegas de trabalho. 50% destes profissionais encontram-se em busca de emprego de forma activa. Para 47%, a mudança de emprego seria motivada por um aumento salarial.

Deseja mais informações? Peça já a sua cópia gratuita do Salary Survey 2019.  

Se quiser conversar sobre as suas necessidades de contratação, entre em contacto connosco hoje.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

A nossa divisão de
Engenharia & Operações

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »