Redescubra a sua carreira - o primeiro passo para melhorar as suas qualificações

homem loiro com smart phone

Ainda que o seu trabalho tenha sido afetado pelo Covid-19, esta crise apresenta uma boa oportunidade para se autoexaminar (os seus pontos fortes, habilidades, paixão e objetivos) e fazer uma revisão da sua carreira profissional. De onde vem, onde se encontra agora, e para onde quer ir?

Os especialistas da Robert Walters, em parceria com a agência criativa Just Add Water, criaram um guia para que qualquer pessoa possa redescobrir a sua carreira e aperfeiçoar as suas habilidades e competências em momentos de mudança e incerteza. 

Pegue no seu portátil ou num papel e caneta, encontre um sítio tranquilo, e dedique algum tempo a pensar e a responder a estas 4 perguntas:

1. Quem quero ser e porquê?

Descobrir o propósito e a missão da sua carreira profissional é o primeiro passo e também o mais difícil. Quando pensa na sua carreira, ou mesmo na sua vida em geral, quais são as imagens que lhe vêm à cabeça? Por que faz o que faz? O que o levou a decidir as suas mudanças profissionais e as suas atividades diárias no passado? Pense no que o fez optar pela sua carreira atual: tem sido tudo o que esperava? Qual foi o momento mais decisivo da sua carreira até agora? Houve alguma mudança na sua perspetiva e motivações? Ainda lhe agrada trabalhar na sua função, empresa ou setor atual?  

Ao responder a estas perguntas, não se limite ao seu trabalho e responsabilidades: pense também nas suas atividades e interesses pessoais. Muitas vezes, o significado que damos aos nossos hobbies também se pode aplicar ao nosso emprego e ambiente laboral. Por exemplo, se gosta de cozinhar e organizar festas para familiares e amigos, por que não considerar fazer parte de um comité interno para criar melhores relações com os seus colegas de trabalho e fomentar uma cultura corporativa amigável?

2. Onde estou agora?

Fazer um balanço da sua realidade atual estabelecerá uma base para análise. Olhe para trás na sua carreira, atualize o seu CV e o seu perfil nas redes sociais profissionais, avalie os seus pontos fortes e fracos, habilidades, certificados, valores, aquilo de que gosta e não gosta atualmente. É importante perceber que a nossa perceção da realidade pode ser diferente da dos outros. Enfrente esta avaliação escrevendo o que pensa que é natural e fácil para si, e procure a opinião honesta de familiares, amigos, colegas de trabalho ou a de um consultor de confiança. Mais uma vez, não se limite a avaliações baseadas no seu trabalho: os seus compromissos fora do mesmo também podem ter impactado o desenvolvimento de outras habilidades transferíveis.

Ao responder a estas perguntas, não se limite ao seu trabalho e responsabilidades: pense também nas suas atividades e interesses pessoais

3. Onde quero chegar, e quando?

Assim que tiver uma ideia mais clara relativamente aos seus objetivos profissionais e à sua situação atual, calcule o objetivo final desejado e o tempo que levará a chegar até lá. Pense quanto tempo pode trabalhar realisticamente, e calcule a quantidade de tempo que ainda tem. Mantenha-se aberto a explorar opções que poderiam não levá-lo diretamente ao seu objetivo profissional – por exemplo, uma mudança de carreira em sentido horizontal ou uma mudança de localização. A experiência que se consegue nestes cargos às vezes acaba por nos pôr numa posição mais estratégica para uma futura progressão. 

Não está seguro do seu destino desejado? Não se preocupe. Pode ser contraproducente planear com demasiada antecedência toda a sua carreira profissional – isto não só o impedirá de ser flexível e adaptável a diferentes circunstâncias, como também pode fazer com que se bloqueie devido à grande incerteza relativamente ao seu futuro. Pelo contrário, planifique o seu percurso profissional passo a passo de forma constante e metódica. 

4. Como posso chegar até lá?

A etapa final consiste em estabelecer o seu próprio plano de viagem profissional para alcançar o estado desejado. Quais são as ações práticas que pode adotar agora de forma a dirigir-se à sua meta imaginada? Sugerimos que identifique primeiro as áreas que precisa de melhorar e aperfeiçoar, e enumerar os recursos que tem ao seu alcance para avaliar se vale a pena aproveitar algum deles. Durante épocas de crise, como o Covid-19, os governos podem aumentar as oportunidades de formação para reforçar a economia - verifique se está ao corrente destes programas especiais e utilize aqueles que são relevantes para si.

Antes de ir…

Estas quatro macro-perguntas podem ajudá-lo a redescobrir-se e à sua carreira profissional. Uma vez completado este exercício, tire um tempo para refletir regularmente sobre o seu progresso de carreira para ajudar e aperfeiçoar ainda mais os seus planos. Por último, tenha em conta que é impossível estar sempre a fazer um trabalho significativo que o leve até às metas profissionais planeadas, pelo que não seja demasiado duro consigo mesmo se alguns dias parecerem que não levam a lado nenhum. Respire fundo e não se esqueça de se divertir durante a viagem. 

“Ter uma ideia clara de si mesmo pode ser uma questão existencial complicada, mas determiná-la torna-se crucial para qualquer plano futuro a nível pessoal ou de carreira. Se está a trabalhar há alguns anos, redescobrir-se a si mesmo e atualizar o seu percurso de carreira com alguma frequência pode ajudá-lo a reafirmar a sua direção profissional, especialmente durante uma crise, e decidir sobre possíveis ajustes ou mudanças, à medida que a sua vida e carreira evoluem”, comenta Marco Laveda, Managing Director Spain & Portugal do Grupo Robert Walters.

Guia para se Redescobrir e Evoluir Profissionalmente da Robert Walters e Just Add Water

Durante este período de incerteza, os profissionais tiveram que viver um momento de adaptação no qual tiveram de enfrentar acordos comerciais inesperados, condições económicas complexas e requisitos de habilidades variáveis. Enquanto alguns profissionais estão a encarar proactivamente esta situação como uma oportunidade de redescobrir as suas carreiras e melhorar as suas habilidades, outros não sabem ao certo como proceder. Redescobrir e aperfeiçoar os seus conhecimentos não precisa de ser difícil se aproveitar as perguntas e ferramentas certas para reorientar o seu percurso de carreira, descobrir as habilidades necessárias e usar os recursos relevantes para alcançar os seus objetivos. Este guia ajuda os profissionais a traçar esse percurso. 

Para mais informação, solicite o nosso eguide Rediscovering & Upskilling From Home, disponível em inglês e português. Visite também a nossa página sobre Smart Working ou assista aos nossos webinars. Descubra todos os nossos e-guides aqui.

Precisa de mais conselhos de carreira? Entre em contacto connosco.

abstract-green-buidling2

A Revolução do Smart Working 

»

Webinars
Robert Walters 

470070440
»

Descubra os
nossos e-guides 

»

O nosso propósito 

»

Fale connosco 

»