Profissionais de IT podem esperar aumentos salariais entre 7% e 9%

grupo com pc
  • IT é actualmente um dos sectores com maior crescimento em Portugal, país considerado IT hub da Europa

  • Developers, engenheiros de software, especialistas em cybersecurity e infraestruturas de IT são dos perfis mais demandados

  • Esta procura é especialmente elevada para postos de mid e senior level, o que explica o aumento salarial de 7% a 9%

Cristiano Aron, Diretor da Robert Walters em Portugal, comenta:

“Este ano espera-se que a evolução positiva na economia de 2017 se mantenha, com a confiança dos empregadores a continuar em força. Como resultado, as actividades de recrutamento serão elevadas.”

Relativamente à área das Tecnologias da Informação, Cristiano Aron explica que se trata daquela que apresenta maior falta de especialistas disponíveis pelo boom a que se tem assistido em Portugal nos últimos anos, crescimento esse que se espera manter no futuro.

A melhoria económica levou a uma maior contratação de profissionais em 2017, com particular ênfase nos postos intermédios e directivos, tendência que vai continuar em 2018.

Portugal enquanto IT Hub da Europa

A procura de talento na área de IT & Digital é muito superior à oferta disponível no país. Com o número crescente de oportunidades laborais, grande parte dos trabalhadores desta área está aberto a uma mudança de emprego sem estar activamente à procura.

As empresas de IT apresentam uma grande expansão em Portugal, que cada vez mais se transforma num Hub tecnológico, com start-ups nacionais e internacionais a apostarem no país para desenvolver o seu negócio.

Estas empresas do sector de IT procuram especificamente candidatos que dominem Java, Microsoft tech, Big Data e Business Intelligence.

Mas não são apenas as empresas de IT que estão em busca de profissionais com este tipo de formação – pelo contrário, estes candidatos são muito demandados por parte de empresas bancárias e financeiras, preocupadas com potenciais cyber attacks de hackers ou outros criminosos.

Além disso, developers, engenheiros de software, especialistas em cybersecurity e infraestruturas de IT de nível intermédio e directivo serão as profissões com maior procura pelas suas competências, embora a procura de profissionais de IT com todo o tipo de conhecimentos vá ser igualmente elevada.

Estas empresas do sector de IT procuram especificamente candidatos que dominem Java, Microsoft tech, Big Data e Business Intelligence.

Salários a aumentar em média 7% a 9%

Devido ao aumento da procura de especialistas de IT por parte das empresas, os empregadores já se viram obrigados a aumentar os salários para atrair e reter talento de profissionais de alto calibre no ano passado.

Esta tendência vai continuar em 2018, já que a pouca oferta de candidatos com estas competências se mantém abaixo da procura de mercado. Como consequência, 7%-9% é a média esperada de aumento de salários para profissionais de IT em 2018 em Portugal.

Quer obter mais informações sobre as últimas ofertas de emprego, ou conversar sobre a sua carreira ou necessidades de contratação? Entre em contacto connosco hoje.

Últimas ofertas