Procura uma oportunidade na área da Tecnologia?

ecrã com dados numéricos

Estes são os conselhos da Robert Walters para que se destaque do resto dos candidatos. 

1. Atenção aos detalhes

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes não se dá a devida atenção ao detalhe enquanto se escreve um CV. Lembre-se: as primeiras impressões são as mais efectivas, por isso é vital ler o seu CV exaustivamente, bem como pedir a alguém que o leia antes de o enviar. Pormenores a ter em atenção: ortografia e gramática, precisão nas informações, formatação de texto e eliminar dados que possam prejudicar as suas capacidades e experiências.

2. Reformular o seu currículo para se adequar melhor ao cargo

Para muitas empresas não é difícil catalogar um CV como spam. Muitos responsáveis de contratação querem saber o motivo que o leva a querer trabalhar para a sua companhia e não vão esperar nada menos que uma carta de apresentação anexa ao currículo. Para se destacar dos demais, pode torná-la mais pessoal, mencionando os seus atributos e interesses que correspondem à cultura organizacional da empresa a que se candidata juntamente com as suas qualificações, habilidades e realizações. Certifique-se de que os dados são concisos e relevantes. Imagine-se no cargo a que se candidata e dê exemplos daquilo a que poderia acrescentar valor. Planos de poupança de custos ou parecerias com outras empresas podem ser bons factores diferenciadores.

3. Escolha bem o seu consultor de recrutamento

Os consultores de recrutamento são frequentemente os mais bem-conectados na indústria. No entanto, nem todos têm os melhores contactos. Uma  boa relação com um consultor especialista em tecnologia, que o irá representar perante inúmeros empregadores, é certamente o melhor que pode conseguir. Fomentar uma relação aberta e responsiva desde o primeiro dia irá garantir que se mantem atualizado sobre as melhores ofertas no mercado.

4. Esteja on-line

As redes sociais nunca desempenharam um papel tão importante no recrutamento como agora. Por isso é crucial certificar-se de que seu perfil online corresponde exactamente ao tipo de trabalho que procura. Este deve ser uma extensão do seu currículo e certamente vai precisar de alguma dedicação, atualização e atenção para garantir a melhor primeira impressão possível. Da mesma forma, as social media profissionais são uma maneira fantástica de mostrar a sua experiência e de se conectar com profissionais especializados na sua área.

5. Preparação

Preparar-se para a entrevista não só pode ajudá-lo a conseguir o seu emprego de sonho, mas também irá dar-lhe a melhor visão possível daquilo que pode esperar do local de trabalho. Pesquisar sobre a empresa para a qual vai ser entrevistado irá deixá-lo mais confiante e desta forma irá permitir ao entrevistador verificar que efectivamente está empenhado no processo de recrutamento. 

6. Network, network, network

Já ouviu a expressão “It’s not all about what you know, but who you know”? O setor da tecnologia está em constante evolução e fomenta bastante o diálogo profissional. Desenvolver uma boa rede de contactos é fundamental. Vá a conferências, integre-se em grupos profissionais nas redes sociais e contacte consultores especializados. Existem inúmeras oportunidades de networking à nossa volta e quanto mais atento estiver mais irá provar ao seu potencial empregador que está empenhado na sua carreira.

Veja aqui as últimas ofertas de emprego em tecnologias de informação.

Subscrever

alertas de emprego 

Read more »