A engenharia do futuro e o novo perfil profissional das carreiras STEM

homem loiro com smart phone

Begoña Menendez, Manager da Divisão de Engenharia da Robert Walters Portugal, analisa o setor e como são os novos perfis de engenharia que as empresas exigem.

O avanço da engenharia para um futuro mais sustentável

As alterações climáticas, o impulso para a sustentabilidade e a crise da pandemia estão a provar que as carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) estão a tornar-se cada vez mais importantes.

Cada um dos sectores em que o mundo da engenharia é um campo de ação, tem o dever de dar o seu maior contributo. O trabalho de um profissional de engenharia centra-se principalmente na melhoria de cada um dos processos que o ser humano realiza no seu dia-a-dia, bem como na criação de novos para o bem da humanidade.

O engenheiro está presente em todos estes setores produtivos e serviços associados como energia, industrial (mecânica, elétrica, eletrónica e química), logística, ambiente, alimentação, hospital, transportes, naval, infraestruturas, construção e construção, engenharia, serviços, bem como na administração, governos e até consultoria.

Como está o novo perfil do profissional de engenharia?

"O perfil profissional para o setor da engenharia mudou muito em comparação com o que era exigido há 10 anos. Hoje focamo-nos em engenheiros onde a sua competência técnica é como "o valor" que se supõe. Estamos à procura de algo mais do que um engenheiro, queremos que as competências adquiridas na sua formação e ao longo da sua carreira profissional possam focar-se na sustentabilidade deste planeta", defende Begoña.

Todos os processos produtivos tendem a ser cada vez mais sustentáveis, pelo que as competências dos perfis de engenharia assumem mais peso em cada processo de seleção.

Portugal é um dos países onde mais engenheiros são formados e desenvolvidos profissionalmente na área da sustentabilidade. Isto, somado à elevada procura destes perfis por países terceiros, deu origem a uma nova era de talento.

»

Webinars
Robert Walters 

»

Trabalhe connosco

Carreiras na Robert Walters

»

A Revolução do Smart Working

»

Pesquisa Salarial 2022

Peça para aceder

»