Cinco passos para sair reforçado deste período de incerteza

homem com caneta a falar ao telemóvel

Os períodos de dificuldade, mudança ou incerteza podem ser uma boa oportunidade para reavaliar a direção atual da sua carreira e levar a cabo ações concretas para melhorar as suas habilidades. Ao fazê-lo, pode assegurar que ultrapassa esta crise equipado com as habilidades necessárias para tirar o máximo proveito de qualquer oportunidade, e para dar novos passos na sua trajetória profissional.

Tendo em conta os seus objetivos profissionais a longo-prazo, a Robert Walters deixa-lhe 5 perguntas para identificar as suas principais áreas de aperfeiçoamento profissional:

1. O que me interessaria aprender mais? 

Começar pode ser a parte mais difícil de qualquer viagem, pelo que é bom começar com algo que sempre o tenha interessado. Talvez seja um profissional de recursos humanos com grande interesse pela programação, mas que nunca teve uma oportunidade de formação nesse sentido; ou talvez gostasse de saber falar em público apesar do seu trabalho não o exigir. Tome nota de todas as áreas de aprendizagem que lhe interessarem e faça uma pesquisa online para encontrar recursos que possa aproveitar. Comece com algo que lhe chame a atenção: pode ser um curso, workshop, webinar ou podcast. Mais uma vez, isto não tem que estar diretamente relacionado com o seu trabalho, e nunca se sabe quando estas habilidades profissionais adicionais poderão vir a ser úteis.

2. O que me fará brilhar no trabalho?

Agora que já começou, não pare. Para muitos, a melhor maneira de continuar é aprender alguma coisa diretamente relacionada e relevante para o seu trabalho, para que os benefícios imediatos do esforço de aprendizagem sejam facilmente visíveis. Identifique as áreas do seu trabalho que já domina, explore aquilo que poderá ajudar a destacar-se ainda mais, e foque os seus esforços em melhorar estas e outras áreas em que não é tão bom.

Para um profissional de marketing de conteúdos, por exemplo, tal poderia envolver manter-se atualizado relativamente às últimas tendências de SEO e SEM para assegurar que os seus conteúdos são atrativos e que chegam realmente ao público alvo adequado. Embora seja possível que não se converta num especialista em poucos meses, estas habilidades irão ampliar a sua perspetiva e permitir-lhe-ão chegar mais longe no seu trabalho.

3. O que me fará sentir menos frustrado no trabalho?

Melhorar as suas qualificações não tem de ser apenas aprender coisas novas, podendo consistir em rever o mais básico. Enfrente os aspetos do seu trabalho em que sente mais dificuldades, refletindo sobre aquilo que é mais frustrante a cada dia. Será a sua caixa de entrada a transbordar de emails, ou a sua lista crescente de tarefas por fazer? Perde demasiado tempo em tarefas administrativas tediosas, ou custa-lhe comunicar de forma eficaz com os outros? Uma vez identificados os pontos fracos do seu trabalho diário, procure formas de melhorar estas áreas. Isto pode incluir falar com um colega de trabalho para averiguar como realiza as suas próprias tarefas administrativas rapidamente (talvez tenha algum segredo ou dica útil!), ou ler artigos sobre como gerir o seu tempo de forma mais eficaz. 

Mesmo que se veja na sua empresa atual a longo-prazo, os seus objetivos profissionais não deveriam estar vinculados ao seu trabalho e empresa

4. O que me ajudará a desenvolver uma vantagem competitiva no mercado de trabalho?

Mesmo que se veja na sua empresa atual a longo-prazo, os seus objetivos profissionais não deveriam estar vinculados ao seu trabalho e empresa. A longo-prazo, o que se vê a fazer, e que habilidades necessita para alcançar os seus objetivos?

Por exemplo, se trabalha como developer, mas tem planos de se converter em diretor no futuro, vai precisar de algo mais que habilidades técnicas para conseguir o cargo desejado. Isto pode incluir capacidades de liderança, de comunicação eficaz com as equipas e partes interessadas, assim como capacidades de gestão de vários projetos com prazos diferentes em simultâneo. Ao desenvolver estas habilidades “soft” que muitas pessoas consideram que faltam aos profissionais técnicos, com o tempo irá encontrar-se em vantagem face aos outros candidatos da sua especialidade, seja para uma promoção num cargo interno ou para uma posição noutra empresa.

5. Estarei a pensar holisticamente?

Embora seja positivo ter áreas específicas para melhorar, assegure-se de que também considera o panorama geral e que não deixa de lado nenhuma outra oportunidade de melhoria. Avalie se está demasiado focado em desenvolver soft skills e não o suficiente as hard skills, ou vice-versa. Está a explorar todos os recursos que poderia aproveitar, ou está a utilizar um método único, como por exemplo webinars? Está a exigir o suficiente de si mesmo, ou a exigir demasiado, tornando-se insustentável a longo prazo?

“A requalificação profissional é uma viagem longa e contínua, pelo que deve assegurar-se de que é sustentável e interessante a nível pessoal, e que potencia o crescimento em diferentes aspetos da sua vida profissional”, comenta François-Pierre Puech, Senior Manager da Robert Walters Portugal.

Guia para se Redescobrir e Evoluir Profissionalmente da Robert Walters e Just Add Water

Durante este período de incerteza, os profissionais tiveram que viver um momento de adaptação no qual tiveram de enfrentar acordos comerciais inesperados, condições económicas complexas e requisitos de habilidades variáveis. Enquanto alguns profissionais estão a encarar proactivamente esta situação como uma oportunidade de redescobrir as suas carreiras e melhorar as suas habilidades, outros não sabem ao certo como proceder. Redescobrir e aperfeiçoar os seus conhecimentos não precisa de ser difícil se aproveitar as perguntas e ferramentas certas para reorientar o seu percurso de carreira, descobrir as habilidades necessárias e usar os recursos relevantes para alcançar os seus objetivos. Este guia ajuda os profissionais a traçar esse percurso. 

Para mais informação, solicite o nosso eguide Rediscovering & Upskilling From Home, disponível em inglês e português. Visite também a nossa página sobre Smart Working ou assista aos nossos webinars. Descubra todos os nossos e-guides aqui.

Precisa de mais conselhos de carreira? Entre em contacto connosco.

abstract-green-buidling2

A Revolução do Smart Working 

»

Webinars
Robert Walters 

470070440
»

Descubra os
nossos e-guides 

»

O nosso propósito 

»

Fale connosco 

»