4 conselhos-chave para segundas entrevistas

mulher com portátil e headphones em café

Depois de passar na entrevista inicial, com algum responsável de recursos humanos ou já com uma pessoa do departamento a que pertence a vaga em aberto, chegou o momento de regressar para uma segunda entrevista, que deve ser levada ainda mais a sério. Agora, o centro será o candidato enquanto pessoa. O truque é estar bem preparado, alerta e pronto para falar sobre si, a sua carreira até ao momento e, principalmente, aquilo que poderia trazer para a empresa.

Deixamos-lhe 4 conselhos que deve ter em conta quando for chamado para uma segunda entrevista.

1 – Mantenha-se focado

A pior coisa que pode fazer é assumir que o emprego já é seu. Não é assim tão invulgar que os candidatos percam oportunidades de trabalho por demonstrarem excesso de confiança na sua segunda entrevista. Quando chega este momento, deve ficar alerta, pois há uma grande probabilidade de ir conhecer a equipa sénior e de lhe fazerem ainda mais perguntas – assim, foque-se e mantenha uma certa humildade. O emprego ainda não é seu, e o mais importante agora é conseguir demonstrar que deveria ser.

2- Prepare-se

Leia a descrição da oferta novamente com atenção antes de ir para a segunda entrevista, e aprenda o máximo possível sobre a empresa – releia o principal daquilo que já tinha estudado antes, e procure ir ainda mais a fundo. Ao ler cuidadosamente os relatórios anuais da organização online, pesquisar notícias sobre a empresa e analisar as suas publicações deve ser capaz de prever ou avaliar os seus planos para o futuro.

Não é assim tão invulgar que os candidatos percam oportunidades de trabalho por demonstrarem excesso de confiança na sua segunda entrevista

O mercado é bastante competitivo, pelo que o entrevistador vai querer não só saber que está interessado na empresa e que procurou informar-se bem sobre a mesma, como também descobrir o máximo possível sobre a sua história, aquilo que o faz ser mais produtivo, o que o motiva, e quais são as suas aspirações e ambições de carreira. Prepare-se para falar detalhadamente sobre projetos em que esteve envolvido e os seus resultados, assim como para perguntas por competências e possíveis casos práticos.

3 – Demonstre que seria um bom encaixe para a posição

Esta é a segunda vez que se encontra com o seu potencial empregador, pelo que o mais provável é que este esteja a analisar até que ponto o candidato se daria bem na empresa em questão. Nesta segunda entrevista, é possível ter mais do que um entrevistador, incluindo possivelmente aquele que seria o seu chefe direto. Vai querer saber como se integrará na cultura da empresa e se se daria bem com o resto da equipa.

É boa ideia estar pronto para partilhar as suas ideias e falar sobre o que poderia trazer de positivo para a empresa, os seus objetivos, e como gostaria de progredir em termos profissionais.

Embora pareça óbvio, é vital que chegue à entrevista pontualmente e pareça confiante, positivo e entusiasmado. Demonstre que sabe bastante acerca da empresa e dos mercados em que esta opera, e mostre que pensou realmente sobre a posição e de que forma seria um bom encaixe para a mesma, por tudo aquilo que poderia trazer que seria benéfico para o negócio.

4 – Descubra se é a escolha certa para si

A segunda entrevista é também a sua oportunidade de entrevistar o seu potencial empregador e perceber se esta oportunidade seria a melhor aposta para si e para as suas ambições de carreira. Este é o momento ideal para fazer todas as perguntas que tiver sobre os planos futuros da empresa, como visualizam o seu papel no presente e futuro. Se vir que não se identifica ou que algo parece não encaixar com aquilo que pretende para si, então não é esta a oportunidade que deve aceitar. Se, por outro lado, sente que esta posição seria ideal para o seu projeto de carreira, demonstre-o com entusiasmo na entrevista.

Precisa de mais informação ou conselhos de carreira? Fale connosco.

banner homem com tablet - alertas emprego

Receba os nossos alertas de emprego 

Read more »

Conselhos de
carreira 

banner mulheres sentadas - conselhos carreira
Read more »

Como ser bem sucedido numa entrevista via Skype 

banner seta lâmpadas - artigo entrevista via skype
Read more »

Contacte-nos 

banner bolas alaranjadas - contacto
Read more »

Compare o
seu salário 

banner salary survey
Read more »